É comum em laboratórios de informática a instalação de siste...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
O tema central da questão é o uso de dual-boot ou multi-boot em computadores, uma prática que permite a instalação de múltiplos sistemas operacionais em um mesmo computador. Para resolvê-la, é necessário compreender como o sistema de inicialização (boot) funciona e quais são os requisitos para configurar e operar mais de um sistema operacional.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A afirma que é necessária a configuração de um gerenciador de boot para realizar a escolha e o carregamento do sistema operacional a ser utilizado na inicialização do computador com dual ou multi-boot. Isso é verdadeiro porque, ao ter mais de um sistema operacional instalado, o gerenciador de boot é responsável por apresentar uma interface onde o usuário pode escolher qual sistema deseja iniciar. Exemplos comuns de gerenciadores de boot são o GRUB (usado frequentemente pelo Linux) e o Boot Manager do Windows.
Análise das Alternativas Incorretas:
B: A alternativa B afirma que o número máximo de sistemas operacionais permitidos no multi-boot são três. Isso é incorreto porque, na prática, não há um limite rígido de três sistemas. O número de sistemas operacionais que podem ser instalados depende apenas do espaço em disco disponível e das capacidades do gerenciador de boot.
C: A alternativa C menciona que é necessário definir a quantidade de memória RAM, espaço em disco e núcleos do processador antes de iniciar a instalação. Isso é incorreto porque essas configurações são geridas pelo próprio sistema operacional após a instalação, não sendo necessário defini-las previamente para a instalação em si.
D: A alternativa D afirma que cada sistema operacional deve ser instalado em um HD específico. Isso é incorreto porque diferentes sistemas operacionais podem ser instalados em uma única unidade de armazenamento, usando partições diferentes para cada sistema.
E: A alternativa E diz que, no caso de um sistema dual boot com Windows e Linux, o Windows precisa ser instalado primeiro. Isso é incorreto, pois não há essa obrigatoriedade. A ordem de instalação pode variar, mas geralmente, instalar o Windows primeiro pode facilitar a configuração do dual boot devido ao comportamento de sobrescrição do gerenciador de boot do Windows.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Em configurações de dual ou multi-boot, um gerenciador de boot (como o GRUB para Linux) é utilizado para permitir que o usuário escolha qual sistema operacional deseja iniciar, caso tenha mais de um instalado na mesma máquina. Sem o gerenciador de boot, o computador não saberia como alternar entre os diferentes sistemas operacionais.
Outras alternativas:
- B: Não há um limite máximo rígido para o número de sistemas operacionais em um sistema multi-boot; é possível ter mais de três, dependendo do espaço e da configuração do disco.
- C: Essas configurações de hardware (memória RAM, espaço em disco e núcleos do processador) não precisam ser definidas especificamente para cada sistema operacional antes de sua instalação, embora o espaço em disco seja necessário para criar as partições.
- D: Não é necessário que cada sistema operacional seja instalado em um HD específico; os sistemas podem ser instalados em diferentes partições do mesmo HD.
- E: Não é obrigatório que o Windows seja instalado primeiro em um sistema dual boot com Windows e Linux. No entanto, é mais comum instalar o Windows primeiro porque o Windows não reconhece sistemas Linux durante sua instalação, enquanto o Linux pode reconhecer o Windows facilmente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo