Um dos parâmetros para medição de qualidade de serviço em r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386447 Redes de Computadores
Um dos parâmetros para medição de qualidade de serviço em redes é o Jitter.

Assinale a alternativa que melhor descreve esse parâmetro
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa E.

Para entender melhor, vamos analisar o conceito de Jitter e a importância dele na Qualidade de Serviço (QoS):

O Jitter refere-se à variação no tempo de entrega dos pacotes de dados. Em uma rede de comunicação, pacotes de dados são enviados de um ponto a outro, e o tempo que cada pacote leva para percorrer esse caminho pode variar. Essa variação é conhecida como Jitter.

Vamos analisar a justificativa para a alternativa correta:

E - O Jitter pode ser entendido como a variação no tempo e na sequência de entrega das informações devido à variação na latência (atrasos) da rede.

Essa descrição é a mais precisa, pois o Jitter realmente se refere à variação no tempo de chegada dos pacotes. Em outras palavras, ele mede a inconsistência nos atrasos que os pacotes sofrem ao percorrer a rede. Quando a latência varia muito de um pacote para outro, isso causa uma grande variação (ou Jitter), que pode ser prejudicial, especialmente para aplicações que requerem transmissão contínua de dados, como chamadas de voz ou vídeo em tempo real.

Vamos entender melhor as outras alternativas e por que estão incorretas:

A - O Jitter pode ser entendido como a taxa de retransmissão de pacotes através da rede.

Essa alternativa está incorreta porque trata de retransmissão de pacotes, que está mais relacionada à perda de pacotes do que ao Jitter.

B - O Jitter pode ser entendido como a taxa de perda de pacotes impostos pela rede.

Essa alternativa está incorreta porque a perda de pacotes é uma métrica diferente e não se refere à variação do tempo de entrega dos pacotes.

C - O Jitter pode ser entendido como a somatória dos atrasos impostos pela rede e pelos equipamentos utilizados na comunicação.

Essa alternativa está incorreta porque descreve a latência total, não a variação na latência que caracteriza o Jitter.

D - O Jitter pode ser entendido como a taxa efetiva de transmissão de dados imposta pelos equipamentos de rede.

Essa alternativa está incorreta porque se refere à taxa de transmissão de dados (throughput), não à variação na entrega dos pacotes.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de Jitter e por que a alternativa E é a correta! Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais exemplos, estou à disposição para ajudar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar os efeitos da variação de atraso é a utilização de buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam até que os pacotes enviados pela origem da comunicação sejam recebidos no destino final desta comunicação, então os pacotes são ordenados de acordo com a ordem de envio e os encaminha para a aplicação seguindo a mesma cadência.

Letra E

Jitter = Variação do Atraso

e-

Jitter refers to the variation in one-way delay betweenconsecutive packets sent by the same application. Forexample, imagine an application sends a few hundredpackets to one particular host. The first packet’s one-waydelay is 300 milliseconds (300 ms, or .3 seconds). Thenext packet’s one-way delay is 300 ms; so is the third’s;and so on. In that case, there is no jitter. However, ifinstead the first packet has a one-way delay of 300 ms,the next has a one-way delay of 310 ms, and the next has325 ms, then there is some variation in the delay; 10 msbetween packets 1 and 2, and another 15 ms betweenpackets 2 and 3. That difference is called jitter.

Jitter mede as inconsistências no tempo de entrega dos pacotes causadas pela variação na latência da rede.

É um fator crítico em aplicações em tempo real, como VoIP e streaming, onde atrasos inconsistentes podem afetar a qualidade da experiência do usuário.

Em redes, o controle do jitter é essencial para manter a previsibilidade e a continuidade do tráfego.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo