Buscando aumentar sua produtividade, a empresa JusTI S/A ad...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - tratar a informação ao mesmo tempo como um recurso e um habilitador.
Para entender melhor a questão, é importante compreender o COBIT 5, que é um framework de governança e gestão de TI amplamente utilizado para ajudar as empresas a criar valor a partir da TI. O COBIT 5 é conhecido por fornecer uma visão integrada de governança e gestão de TI, alinhando as necessidades das partes interessadas com os objetivos empresariais.
A alternativa C está correta porque no COBIT 5, a informação é tratada tanto como um recurso quanto como um habilitador. Isso significa que a informação não é apenas um ativo que precisa ser gerido, mas também um elemento que pode habilitar e suportar processos e decisões empresariais. Este conceito é central para o COBIT 5, pois reflete a importância da informação na criação de valor para a organização.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - tratar governança e gestão como disciplinas isoladas: Esta alternativa está incorreta porque o COBIT 5 enfatiza a integração entre governança e gestão. O framework defende que ambas devem trabalhar de forma conjunta para garantir que a TI esteja alinhada com os objetivos da organização e agregue valor.
B - desdobrar as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI: Embora isso seja importante, não é a resposta mais precisa. No COBIT 5, as necessidades das partes interessadas são desdobradas em objetivos empresariais e só então em objetivos de TI. Este alinhamento é necessário para garantir que a TI suporte diretamente os objetivos de negócio.
D - utilizar a cascata de objetivos referente ao porte específico da empresa: Esta alternativa é incorreta porque a cascata de objetivos do COBIT 5 é um modelo genérico aplicável a qualquer empresa, independentemente do porte. Ela detalha como os objetivos empresariais se traduzem em objetivos de TI, independentemente do tamanho da organização.
E - organizar uma equipe de TI para definir as necessidades das partes interessadas: Esta alternativa está incorreta porque, no COBIT 5, a identificação das necessidades das partes interessadas é uma responsabilidade que deve envolver várias áreas da empresa, não apenas a TI. É um processo colaborativo para garantir que as necessidades empresariais sejam compreendidas e atendidas.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a lógica por trás da alternativa correta e o porquê das demais alternativas estarem incorretas. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém para comentar essa questão??
a) ERRADA. A governança e gestão devem ser tratadas de forma complementar e não isolada. Cada um tem seu foco.
b) ERRADA. Desdobra as necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos e estes em objetivos de TI.
c) CORRETA. Informação tanto pode ser um recurso quanto um habilitador.
d) O COBIT é genérico e pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho. Logo não há que se falar em utiliza a cascata de objetos referente ao porte específico da empresa.
e) ERRADO. Quem define as necessidades das partes interessadas não é a equipe de TI. Ela operacionaliza as metas.
- Os habilitadores de TI: a estrutura de habilitadores (informações, processos, pessoas, funções, etc.) ajuda a relacionar os objetivos de negócio com as decisões de como usar os recursos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.
- Gerenciamento de recursos: que são habilitadores dos processos de governança.
Fonte:
pt.linkedin.com/pulse/o-processo-de-governan%C3%A7a-ti-com-cobit-e-itil-fernando-palma
Eu acertei. Porém, como não usaria a cascata referente ao porte específico? É pra usar referente a que porte, se a pessoa vai usar a cascata na empresa? Sinceramente, não entendi o erro da alternativa D.
✍ GABARITO(C) ✅
A questão aborda os princípios.
- Sobre a A
No próprio COBIT:
O Capítulo 6 trata do 5º Princípio, Distinguir a Governança da Gestão, e discute a diferença entre gestão e governança, e como elas se inter-relacionam.
- Sobre a B e a D
O COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos:
1º Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas - Organizações existem para criar valor para suas Partes interessadas mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização do risco e uso dos recursos. O COBIT 5 fornece todos os processos necessários e demais habilitadores para apoiar a criação de valor para a organização com o uso de TI. Como cada organização tem objetivos diferentes, o COBIT 5 pode ser personalizado de forma a adequá-lo ao seu próprio contexto por meio da cascata de objetivos, ou seja, traduzindo os objetivos corporativos em alto nível em objetivos de TI específicos e gerenciáveis, mapeando-os em práticas e processos específicos.
- Sobre a E
O Capítulo 2 trata do 1º Princípio, Atender às necessidades das Partes interessadas.
As necessidades das partes interessadas devem ser transformadas em uma estratégia exequível pela organização. A cascata de objetivos da organização. A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador.
Fonte: Cobit 5 - Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo