Quanto ao software livre, é correto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Oficial de Promotoria |
Q834488 Sistemas de Informação
Quanto ao software livre, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Para entender por que a alternativa C é a correta, é importante destacar o conceito de software livre. A noção de software livre está associada a quatro liberdades fundamentais:

  • Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
  • Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Para isso, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o próximo.
  • Liberdade 3: A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a terceiros. Dessa maneira, você pode oferecer a toda a comunidade a chance de se beneficiar de suas alterações.

Com isso em mente, a alternativa C é verdadeira pois reflete essas liberdades, afirmando que o software livre pode ser utilizado por qualquer pessoa, em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor. Essa é a essência das liberdades 0 e 2, que permitem o uso e a redistribuição do software livre sem restrições relacionadas a quem usa ou para qual propósito.

As demais alternativas incorrem em alguns equívocos comuns sobre software livre:

  • Software livre não é necessariamente gratuito e a revogação de licenças vai contra os princípios de software livre, que garantem as liberdades de uso contínuo.
  • O conceito de copyleft impede que trabalhos derivados de software livre se tornem proprietários ou não-livres.
  • Software livre não é sinônimo de software gratuito. Ele pode ser vendido, desde que suas liberdades sejam preservadas.
  • Software livre geralmente exige a disponibilização do código-fonte quando redistribuído, especialmente em licenças que seguem o copyleft.

Portanto, ao estudar para concursos públicos, concentre-se no entendimento das quatro liberdades fundamentais do software livre e como elas se refletem na utilização, estudo, modificação e redistribuição do software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

 

A definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador em particular se qualifica como software livre ou não. De tempos em tempos nós revisamos essa definição, para esclarecê-la ou para resolver questões mais sutis.

 

Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

 

 

https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

Porque a letra E está errada? alguém ajuda!!

Roberto Sanatana, a letra E está errada porque está fazendo referência à licença GPL. Esta licença autoriza a redistribuição do programa e necessariamente inclui a obrigatoriedade da disponibilização dos códigos-fonte, o original e o modificado.

Pessoal, não entendi esse pedaço aqui:

"O software livre pode ser utilizado por qualquer pessoa, em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor."

Me fez entender como se o software livre tivesse que ser multiplataforma? Imaginei que a alternativa C estivesse errada por causa disso. Por exemplo, um programa de código aberto feito para Windows pode não funcionar no Linux...

 

Garito: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo