No cabeçalho do protocolo IP, o campo TTL (time-to-live) ind...
julgue os próximos itens.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O campo TTL é um número que é decrementado a cada salto, com isso, ao chegar em zero o pacote é descartado e para de ficar circulando na rede em casos de loop de roteamento por exemplo.
Portanto a questão está correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O pacote será eliminado após o tempo estipulado neste campo. Isso serve para evitar que pacotes não fiquem trafegando eternamente na rede quando entrarem em loop.
Pra piorar a CESPE deu o significado do campo TTL (Time-to-live), o que me deixou ainda mais desconfiado da pegadinha =)
CESPE é perigosa...
No IPv4 esse campo (TTL) Indica o tempo - decrementado a cada host - em SEGUNDOS que o pct terá para circular na rede. Esse tempo será de no máximo 255 segundos. Já no IPv6 esse campo é hop limit (número máximo de salto), não tendo, portanto significado em SEGUNDOS como o IPv4.
Obs: na prática nenhum roteador usa a contagem em segundos e sim o numero de hop, logo os campos têm mesmo valor na prática, tanto o IPv6 como o IPv4.
TTL: o Time to Live é decrementado cada vez que o pacote passa por um hop, salto ou roteador. Isso não tem nada haver com tempo em segundos, etc .... ou vc acha que o pacote demora um segundo para chegar a outro roteador ?
Essa questão é bem capciosa, porque diz "o campo TTL (time-to-live) indica o tempo que um pacote poderá ficar circulando na rede", eu consideraria que está errada, por causa da palavra INDICA e pela palavra TEMPO.
Traduzindo do inglês para português, seria "tempo de vida", e o tempo de vida nesse caso é expresso em hop counts e não em segundos.
Milton, o comentário do Anderson Silva não está errado, é o seu que está.
A idéia original do campo TTL no IPv4 era indicar o tempo em segundos que um pacote pode circular pela rede, mas na prática, acabou se usando este campo para o número máximo de saltos que um pacote pode dar.
Você pode buscar referência, como o livro do Comer (Internetworking with TCP/IP):
"In principle, field TIME TO LIVE specifies how long, in seconds, the datagram is allowed to remain in the internet system".
Ou, se não acreditar no autor, pode buscar na própria RFC que define o IPv4, que é a referência oficial (RFC 791):
"(...) This field indicates the maximum time the datagram is allowed to remain in the internet system. (...) The time is measured in units of seconds".
Aqui está o endereço para a RFC, caso ainda duvide:
http://www.faqs.org/rfcs/rfc791.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo