Observe as separações de sílabas a seguir:I. in-ces-san-te-m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1860660 Português
Lei o texto a seguir

DO TEMPO

    Faz alguns anos tive, num sonho, um vislumbre de uma escultura interminável de corpos humanos entrelaçados emergindo muito abaixo de mim e perdendo-se no infinito acima de minha cabeça.
    Talvez seja um dos significados da existência nossa: encadeamento e continuação. Como um novelo desenrolando-se incessantemente, todos nascendo uns dos outros, uns por cima dos outros, cada um estendendo as mãos para o alto um milímetro mais e mais e mais: somos novelo e fio ao mesmo tempo.
    Meu gesto repete o de uma de minhas antepassadas; meu riso será o de algum descendente meu, que jamais conhecerei, o fio primeiro de minhas ideias nasce de outro pensamento milênios atrás, e continuará se desenrolando depois que eu tiver deixado de existir há séculos. Em meus filhos e netos, vejo com surpresa a repetição de um jeito de falar, de pensar, de virar o rosto, a figura toda, a mão, de quem me antecedeu. É a noção de um tempo que não flui como o imaginamos, esse tempo medido e calculado.
    Ele é pulsação, surpresa.
     Às vezes suspiramos pelo conforto que, vista de longe, parecia ser a vida quando tudo era mais limitado e certo: menos opções, menos possibilidade de erro. Temos de aprender a conviver com essas novas engrenagens de tanta surpresa e perplexidade, mas tanta maravilha. Temos de estar mais alertas do que décadas atrás, quando a vida era – ou hoje nos parece – tão mais simples: precisamos estar mais preparados, para que ela não nos dilacere.
    Temos de ser múltiplos, e incansáveis.
    Que cansaço.
    Pois a vida não anda pra trás: o preço da liberdade são as escolhas com seu cortejo de esperança, entusiasmo, hesitação e angústia – para que se criem novos contextos e se realizem novas adaptações, que podem não ser estáveis.
     As inovações, a corrida do tempo e as possibilidades aparentemente infinitas já nos puxam pela manga e nos convidam para outra ciranda de mil receitas: vamos ser inventivos, vamos ser produtivos e competentes, felizes a qualquer preço na companhia de todos os deuses e demônios nessa sarabanda.
    Fora dela, nos dizem, restam o tédio, a paralisia ou o desespero. Será mesmo assim?
    Ou ainda existem, e podemos descobrir, lugares ou momentos de tranquilidade onde se realiza a verdadeira criatividade, onde podemos expandir a mente, onde podemos amar as pessoas, onde podemos contemplar a natureza, a arte, e os rostos amados, e construir alguma paz interior? Creio que sim.
    Para que as emoções e inquietações positivas da alma não entrem em coma antes que termine de definhar o corpo.

(Lya Luft - as coisas humanas – 1ª edição – Editora Record – Rio de Janeiro. São Paulo – 2019)
Observe as separações de sílabas a seguir: I. in-ces-san-te-men-te II. in-qui- e-ta-ções III. pa-ra-li-sia A separação das sílabas está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - I e II, apenas.

Tema central da questão: A questão aborda o tema de separação silábica, um tópico importante em fonologia. Para resolvê-la, o aluno precisa ter um bom entendimento sobre as regras de divisão silábica em português.

Justificativa da alternativa correta:

I. in-ces-san-te-men-te - Esta divisão está correta. A palavra é dividida conforme as regras de separação silábica: cada sílaba contém pelo menos uma vogal, e os dígrafos "ss" são divididos.

II. in-qui-e-ta-ções - Esta também está correta. Aqui, a separação ocorre de maneira adequada, respeitando a separação entre vogais e consoantes duplas. O dígrafo "qu" não é separado, mas a vogal "e" inicia uma nova sílaba.

III. pa-ra-li-sia - Esta separação está incorreta. A palavra deve ser dividida como "pa-ra-li-si-a", pois o grupo "si" não pode ser separado da vogal "a".

Por que as demais alternativas estão incorretas:

A - I, apenas. - Incorreta, pois a alternativa II também está correta.

B - II, apenas. - Incorreta, pois a alternativa I também está correta.

C - III, apenas. - Incorreta, pois a separação da palavra III está errada.

E - II e III, apenas. - Incorreta, pois a separação III está errada, enquanto a I está correta.

Estratégias de interpretação: Ao enfrentar questões de separação silábica, é importante lembrar-se das regras básicas, como não separar dígrafos não separáveis e garantir que cada sílaba contenha pelo menos uma vogal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra D

 in-ces-san-te-men-te

in-qui- e-ta-ções

 pa-ra-li-si-a

A questão é de divisão silábica e quer que identifiquemos as palavras abaixo em que separação das sílabas está correta. Vejamos:

 

I. in-ces-san-te-men-te 

Certo. Soletramos "in-ces-san-te-men-te". Lembrando que devemos separar o dígrafo "ss".

 

II. in-qui- e-ta-ções 

Certo. Soletramos "in-qui-e-ta-ções".

 

III. pa-ra-li-sia

Errado. Soletramos "pa-ra-li-si-a"

 

Para complementar:

 . 

Divisão silábica

 . 

A divisão silábica faz-se pela silabação (soletração), isto é, pronunciando as palavras por sílabas. Na escrita, separam-se as sílabas por meio do hífen: te-sou-ro, di-nhei-ro, con-te-ú-do, ad-mi-tir, guai-ta-cá, sub-le-var.

Regra geral:

  • Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.

Regras práticas:

Não se separam letras que representam:

  • a)   ditongos: cau-le, trei-no, ân-sia, ré-guas, so-cie-da-de, gai-o-la, ba-lei-a, des-mai-a-do, im-bui-a, etc.
  • b)   tritongos: Pa-ra-guai, quais-quer, sa-guão, sa-guões, a-ve-ri-guou, de-lin-quiu, ra-diou-vin-te, U-ru-guai-a-na, etc.
  • c)    os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu: fa-cha-da, co-lhei-ta, fro-nha, pe-guei, quei-jo, etc.
  • d)   encontros consonantais inseparáveis: re-cla-mar, re-ple-to, pa-trão, gno-mo, mne-mô-ni-co, a-mné-sia, pneu-mo-ni-a, pseu-dô-ni-mo, psi-có-lo-go, bí-ceps, etc.

Separam-se as letras que representam os hiatos: sa-ú-de, Sa-a-ra, sa-í-da, ca-o-lho, fe-é-ri-co, pre-en-cher, te-a-tro, co-e-lho, zo-o-ló-gi-co, du-e-lo, ví-a-mos, etc.

Contrariamente à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc: guer-ra, sos-se-go, pis-ci-na, des-çam, cres-ço, ex-ce-ção, etc.

Separam-se, obviamente, os encontros consonantais separáveis, obedecendo-se ao princípio da silabação: ab-do-me, ad-je-ti-vo, de-cep-ção, Is-ra-el, sub-ma-ri-no, ad-mi-rar, ap-ti-dão, felds-pa-to, sub-lin-gual, af-ta, e-clip-se, trans-tor-no...

Na divisão silábica, não se levam em conta os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos): de-sa-ten-to, di-sen-te-ri-a, tran-sa-tlân-ti-co, su-ben-ten-di-do, su-bes-ti-mar, in-te-rur-ba-no, su-bur-ba-no, bi-sa-vó, hi-dre-lé-tri-ca, etc.

 . 

Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, página 36.

 

Gabarito: Letra D

Pa - ra - li -si- a OCORRE COM AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE

Pa- ra - li- si -a

Na separação silábica os ditongos não se separam, o que ocorre é que no final da palavra existe um Hiato, por isso ocasionou a separação da letra I e do A.

Como irei saber se a palavra tem um ditongo ou hiato Pa-ra-li-si-a Sei que hiato são duas vogais em sílabas separadas, mas quando eu não tiver o dúvida sobre a separação? Ex.: Paralisia ( a palavra escrita normalmente) eu achei que no final fosse um ditongo, por isso não iria se separar…

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo