“Em meus filhos e netos, vejo com surpresa a repetição de u...
Na frase acima, a forma verbal destacada está flexionada no presente do indicativo. Se passarmos essa frase para o pretérito perfeito do indicativo a forma verbal correta será
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
b) Pretérito imperfeito do subjuntivo.
c) Futuro do subjuntivo.
d) Pretérito perfeito do indicativo.
e) Presente do subjuntivo.
Gab.: D.
A questão é de morfologia e quer saber qual alternativa abaixo está no pretérito perfeito do indicativo do verbo "ver". Vejamos:
.
A) vira
Errado. "Vira" é a 1ª e 3ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu vira, tu viras, ele vira, nós víramos, vós víreis, eles viram.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.
.
B) visse
Errado. "Visse" é a 1ª e 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu visse, se tu visses, se ele visse, se nós víssemos, se vós vísseis, se eles vissem.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.
.
C) vir
Errado. "Vir" é a 1ª e 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo: quando eu vir, quando tu vires, quando ele vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles virem.
Futuro do subjuntivo: indica uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que possivelmente poderá acontecer. Geralmente vem acompanhado por "quando". Ex.: Quando você quiser, estudaremos juntos.
.
D) vi
Certo. "Vi" é a 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.
Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.
.
E) veja
Errado. "Veja" é a 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo: que eu veja, que tu vejas, que ele veja, que nós vejamos, que vós vejais, que eles vejam.
Presente do subjuntivo: pode indicar uma ação presente ou futura e é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. Geralmente é conjugado com a partícula "que". Ex.: Minha mãe quer que eu estude mais.
.
Gabarito: Letra D
LETRA - D
O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.
Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo
- Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.
- Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada.
- O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
FONTE:Site Norma Culta
Presente: Eu vejo
Pretérito imperfeito: Eu via
Pretérito perfeito: Eu vi
Pretérito mais-que-perfeito: Eu vira
Futuro do presente: Eu verei
Futuro do pretérito: Eu veria
Gabarito: D
Sem blá blá blá
Pretérito PERFEITO: Aconteceu em determinado momento
Pretérito IMPERFEITO: Ação incompleta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo