Assinale a alternativa que apresenta a população para a qual...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2636801 Medicina

Analise o caso abaixo para responder as questões 31 e 32.

Homem de 54 anos, em quimioterapia por neoplasia de intestino metastático, procura o pronto socorro com queixa de há 10 dias apresentar: taquicardia, tremores de extremidades e insônia. Ao exame físico: tireoide preservada, frequência cardíaca: 126 bpm, tremor de extremidades, exoftalmia ausente. Exames TSH 0,05 mIU/L e T4l 5,25 ng/dL.

Assinale a alternativa que apresenta a população para a qual está indicada a prática do drug Holiday durante a terapia com bisfosfonatos para tratamento da osteoporose.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a correta. Esta alternativa indica que o drug holiday deve ser considerado para pacientes que reduziram o risco de fraturas para leve a moderado após 3 a 5 anos de tratamento com ácido zoledrônico ou alendronato. Vamos entender o porquê.

Na prática oncológica e endocrinológica, o conceito de drug holiday refere-se a uma pausa programada no uso de medicamentos, como os bisfosfonatos, que são usados para tratar a osteoporose. Essa prática é aplicada para minimizar os efeitos colaterais a longo prazo, como o risco de osteonecrose de mandíbula e fraturas atípicas, que podem ocorrer com o uso prolongado.

Por que a alternativa B está correta?

A alternativa B é precisa ao indicar que o drug holiday está recomendado para pacientes cujo risco de fraturas reduziu para leve a moderado após 3 a 5 anos de tratamento com bisfosfonatos específicos, como o ácido zoledrônico e o alendronato. Esta prática é baseada em diretrizes clínicas que sugerem uma pausa nestes casos, promovendo equilíbrio entre benefícios e potenciais riscos do tratamento contínuo.

Análise das alternativas incorretas:

A. A afirmação de que todos os pacientes devem fazer um drug holiday após 3 a 5 anos com todos os bisfosfonatos não é precisa. A decisão depende do risco residual de fraturas e do tipo de bisfosfonato utilizado.

C. Sugerir uma pausa apenas após 10 anos de tratamento para todos os bisfosfonatos não está de acordo com as diretrizes, que consideram o risco de fraturas e tempo de uso para diferentes tipos de bisfosfonatos.

D. A alternativa D sugere pausas obrigatórias após 5 anos com risedronato ou 10 anos com alendronato, o que não está alinhado com as recomendações atuais. O tempo de tratamento é individualizado, dependendo da redução do risco de fraturas.

E. A recomendação de pausa após 15 anos de uso é muito extensa e não se aplica à prática clínica, uma vez que o potencial para efeitos adversos aumenta significativamente antes deste período.

Compreender essas nuances é vital para decidir corretamente sobre a administração de bisfosfonatos e a implementação de drug holidays, garantindo o cuidado mais seguro e eficaz para os pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo