Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263601 Biologia
Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos. Um adulto normal possui entre 4 mil e 11 mil leucócitos por mililitro (milímetro cúbico) de sangue. Sobre os leucócitos marque a alternativa errada:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta a ser marcada como errada é a E. Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas.

Os leucócitos, ou glóbulos brancos, são células fundamentais para o sistema imunológico. Vamos ver cada uma das alternativas e discutir seu conteúdo:

Alternativa A: "Dividem-se em agranulados, granulados e monócitos."

Essa alternativa está correta. Os leucócitos podem ser classificados em dois grandes grupos: granulócitos e agranulócitos. Os granulócitos incluem neutrófilos, eosinófilos e basófilos, enquanto os agranulócitos incluem linfócitos e monócitos. Portanto, a classificação apresentada está correta.

Alternativa B: "A função do linfócito está relacionada com as reações imunitárias."

Também está correta. Os linfócitos são um tipo de leucócito essencial para o sistema imunológico. Eles se dividem em linfócitos T e B, e são responsáveis por respostas imunes específicas, como a produção de anticorpos (linfócitos B) e a destruição de células infectadas (linfócitos T).

Alternativa C: "São fabricados na medula óssea a partir de células hematopoiéticas."

Alternativa correta. Os leucócitos são produzidos na medula óssea a partir de células-tronco hematopoiéticas, que são células responsáveis pela formação de todas as células sanguíneas.

Alternativa D: "Realizam fagocitose."

Mais uma alternativa correta. A fagocitose é uma função de alguns leucócitos, como os neutrófilos e monócitos. Eles englobam e digerem microorganismos e partículas estranhas, ajudando a defender o organismo contra infecções.

Alternativa E: "Na leucopenia ocorre um aumento na produção para combater infecção."

Essa alternativa está errada. A leucopenia é uma condição caracterizada pela diminuição do número de leucócitos no sangue, e não pelo aumento. Essa redução pode deixar o organismo mais vulnerável a infecções, ao contrário do que sugere a alternativa.

Portanto, para resolver essa questão, é necessário entender bem as funções e classificações dos leucócitos, bem como as condições associadas a alterações no seu número, como leucopenia (diminuição de leucócitos) e leucocitose (aumento de leucócitos). Esses conhecimentos são fundamentais para a compreensão da resposta imunológica do corpo.

Espero ter ajudado a esclarecer este tema! Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células NUCLEADAS. São originados na medula óssea e só permanecem na circulação sanguínea enquanto são transportadas até os locais onde atuam. Classificam-se-se em:

- granulócitos, que possuem grânulos primários (lisossomos) e grânulos específicos. Ex.: neutrófilos, eosinófilos e basófilos;

- agranulócitos, que possuem apenas grânulos primários. Ex.: monócitos e os linfócitos.

E) leucopenia: é a redução de leucócitos

leucocitose: Aumento de leucócitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo