O resumo crítico de um artigo publicado em uma revista juríd...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - não está sujeito a limite de palavras.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão. A norma NBR 6028 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece diretrizes para a elaboração de resumos, que são apresentações concisas e objetivas do conteúdo de um documento.
Um ponto importante dessa norma é a classificação dos tipos de resumos: indicativo, informativo e crítico. O resumo crítico, que é objeto da questão, é uma análise do conteúdo, com possíveis comentários ou opiniões do autor do resumo sobre o documento analisado.
Agora, vamos às alternativas:
A - não deve ter mais de 100 palavras: Esta alternativa está incorreta. Resumos críticos, por sua natureza analítica e interpretativa, não são limitados a um número tão restrito de palavras.
B - pode ter de 150 a 500 palavras: Também incorreta. Este intervalo de palavras não se aplica ao resumo crítico, que não possui limitação de palavras segundo a NBR 6028.
C - não está sujeito a limite de palavras: Correta! A NBR 6028 não define um limite de palavras para resumos críticos, justamente por sua natureza mais exploratória e argumentativa.
D - é limitado a 250 palavras: Esta afirmação está equivocada. A NBR 6028 não estabelece essa limitação para resumos críticos.
E - deve ter de 100 a 250 palavras: Essa alternativa está errada, pois não há uma exigência de palavras mínima ou máxima para resumos críticos segundo a norma.
Portanto, é fundamental compreender que o resumo crítico, tal como estabelecido pela NBR 6028, não possui um limite rígido de palavras, permitindo ao autor a liberdade necessária para análise e interpretação do conteúdo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- de 150 a 500 palavras (trabalhos acadêmicos);
- de 100 a 250 palavras (artigos de periódicos);
- de 50 a 100 palavras (destinados a indicações breves).
Naturalmente, as resenhas e recensões, por suas características especias, não estão sujeitas a limite de palavras.
Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo