A patologia caracterizada por vasculite segmentar que afeta...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - tromboangeíte obliterante.
A tromboangeíte obliterante, também conhecida como Doença de Buerger, é uma vasculite segmentar que afeta artérias, veias e nervos distais das extremidades superiores e inferiores. Essa condição é caracterizada pela inflamação e trombose (formação de coágulos) nos vasos sanguíneos, levando à diminuição do fluxo sanguíneo e, consequentemente, à dor e à formação de úlceras, podendo até levar à necrose dos tecidos afetados. É uma doença frequentemente associada ao tabagismo.
Vamos agora justificar as alternativas incorretas:
A - arterite de células gigantes: Essa condição, também conhecida como arterite temporal, é uma inflamação das grandes artérias, principalmente as artérias temporais. Embora seja uma forma de vasculite, ela afeta principalmente as artérias da cabeça e do pescoço, e não as extremidades distais.
B - vasculite primária: Este termo é muito geral e se refere a qualquer vasculite que não é secundária a outras doenças. Ele não especifica a localização ou o tipo de vasos afetados, portanto, não descreve uma condição específica como a tromboangeíte obliterante.
C - arterite de Takayasu: Esta é uma vasculite que afeta principalmente a aorta e seus ramos principais. Ela é conhecida como "doença sem pulso" devido à diminuição dos pulsos nas extremidades superiores. Novamente, não se trata de uma vasculite segmentar das extremidades distais.
E - poliartrite nodosa: Esta é uma vasculite sistêmica que afeta as artérias de médio e pequeno calibre, causando inflamação e necrose dos vasos sanguíneos. Embora possa afetar múltiplos órgãos, ela não é restrita às extremidades distais como a tromboangeíte obliterante.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A tromboangeíte obliterante, ou também conhecida como Doença de Buerger, é uma doença que afeta as artérias, tanto de pequeno ou médio calibre, de caráter inflamatório, de causa desconhecida, relacionada ao tabagismo.
As características clínicas são obstrução da artéria infrapopliteal, atingindo membros inferiores e superiores, causando flebite e dor forte
GABARITO: LETRA D
A tromboangeíte obliterante também chamada de Doença de Buerger, é uma doença que afeta as artérias, tanto de pequeno ou médio calibre, de caráter inflamatório, de causa desconhecida, relacionada ao tabagismo.
As características dessa doença são obstrução da artéria infrapopliteal, atingindo membros inferiores e superiores, causando flebite e dor forte. No entanto, deve-se descartar o risco de aterosclerose, já que a tromboangeíte obliterante é considerada uma doença trombótica não aterosclerótica.O diagnóstico não é muito difícil se o paciente possuir a maioria dos sintomas, tais como cianose digital, dor muito forte, gangrena e ser ou já ter sido um usuário do tabaco.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo