Julgue o item subsequente. Os custos diretos são aqueles que...
Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço específico, sendo mensuráveis de maneira clara e objetiva. Exemplos de custos diretos incluem matéria-prima usada na produção, mão de obra diretamente relacionada e serviços subcontratados que têm relação direta com a atividadefim da empresa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: Certo
Tipos de Custos:
Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor. Se definir o custo de determinado produto é mais fácil, ele é considerado um custo direto. No entanto, se há maior dificuldade em atribuir esse valor, ele é considerado um custo indireto.
Em relação ao objeto de custeio pode ser: diretos e indiretos.
- Diretos (variáveis)
Podem ser apropriados ao produto basta haver uma medida de consumo.
Custos apropriados aos produtos conforme o consumo. Ex.: Aluguel.
Custo direto = Vai diretamente no produto.
--> Ex.: Matéria prima, mão de obra direta
- Custo do produto vendido, ou CPV, como podemos chamar, é um indicador que reúne todos os custos diretos de um determinado produto. Porém, estes custos só são apurados no momento da venda do produto. Ou seja: produtos em estoque ou na linha de produção não têm seus custos contabilizados no CPV.
- Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço específico, sendo mensuráveis de maneira clara e objetiva. Exemplos de custos diretos incluem matéria-prima usada na produção, mão de obra diretamente relacionada e serviços subcontratados que têm relação direta com a atividade fim da empresa.
- Indiretos - (fixos ou semivariáveis)
Não tem medida objetiva, com relação ao produto acabado e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrárias.
Geralmente, fixos ou semivariáveis.
Apropriados aos produtos em função de uma base de RATEIO ou outro critério de apropriação.
Custo indireto = Não possui ligação direta com o produto final.
--> Ex.: Aluguel do espaço, gastos com contador, depreciação, seguros e custos administrativos, que não podem ser facilmente atribuídos diretamente a produtos ou serviços específicos.
Eles não variam de maneira proporcional à dimensão do processo ou projeto, mas permanecem relativamente constantes, independentemente do volume de produção ou atividade.
Em relação ao volume de atividade pode ser: fixos e variáveis.
- Fixos
Não variam de acordo com o volume da produção.
O custo unitário é decrescente, ou seja, à medida que o volume de produção aumenta, o custo unitário diminui. (inversamente)
Custos decorrentes da manutenção da estrutura produtiva da empresa, independentemente da quantidade que venha a ser fabricada dentro do limite da capacidade instalada.
- Discricionários
- Comprometidos
- Repetitivos
- Não-repetitivos
Custos fixos são aqueles cujo valor se modifica, por unidade produzida, inversamente ao comportamento do volume produzido, ao passo que custos variáveis tendem a ser constantes por unidade.
- Variáveis
Variam de acordo com o volume da produção.
Em regra, o custo unitário é constante.
Custos que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção. Ex.: Matéria-prima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo