Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q395452 Técnicas em Laboratório
Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCimagem-001.jpg 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCimagem-002.jpg e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCimagem-003.jpg = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma resistência específica de 10 Mohm/cm, deve-se utilizar água destilada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um dos métodos de purificação de água mais antigos que existem, a destilação consiste em condensar o vapor de água obtido a partir do aquecimento de água bruta, separando assim a água dos seus contaminantes. Normalmente produz uma água com condutividade até 10 µS/cm. A água obtida por esse método é comumente conhecida como água destilada.

A deionização é um processo que utiliza resinas de troca iônica para remover da água sais ionizados. Na teoria pode retirar 100% dos sais, mas na prática a qualidade final da água depende do tipo de sais presentes na água e dos tipos de resina utilizadas no processo. Normalmente a deionização não tem efeito sobre contaminantes orgânicos presentes na água nem sobre contaminantes biológicos como vírus e bactérias.

A água produzida, por ser então livre de íons, é chamada de água deionizada (livre de íons).

gab: ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo