Bravo e Mattos (2004), afirmam que a inserção dos assistente...
Bravo e Mattos (2004), afirmam que a inserção dos assistentes sociais no campo da saúde se deu, historicamente, a partir da ocorrência de alguns processos mais amplos, dentre os quais pode-se destacar
I. o novo conceito de saúde construído com a Reforma Sanitária, que passa a determinar a requisição de profissionais de diferentes áreas, podendo-se atribuir ao SUS a incorporação massiva do assistente social na saúde, a partir da década de 1990.
II. a consolidação da política nacional de saúde, com ampliação dos gastos com assistência médica pela previdência social, contribuindo para que esse profissional tivesse um papel importante dentro das instituições de saúde, para administrar a contradição entre a demanda e o seu caráter excludente e seletivo.
III. as propostas racionalizadoras na saúde, que surgem a partir da década de 50, sobretudo nos EUA, como a “medicina integral”, a “medicina preventiva” e seus desdobramentos a partir dos anos 60, como a “medicina comunitária”, as quais incidem sobre o trabalho dos assistentes sociais, que são incorporados nas ações dos serviços básicos desse período.
IV. o novo conceito de saúde elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, que, enfocando os aspectos biopsicossociais, promoveu a demanda por profissionais de outras áreas, entre eles o assistente social.
Considerando V (verdadeiro) ou F (falso), assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta: