Paciente masculino, 30 anos, com diagnóstico de esquizofreni...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos discutir a questão apresentada para que você compreenda melhor o tema e as justificativas para a resposta correta.
A alternativa correta é a E) É super-refratário e, neste caso, deve-se iniciar associação da Clozapina já em uso com Aripiprazol de imediato.
Comentário:
A questão aborda um paciente com esquizofrenia que, mesmo após cinco anos de tratamento e uso da dose máxima de Clozapina (900mg/dia), ainda apresenta sintomas significativos. Isso caracteriza um quadro de esquizofrenia refratária, onde as opções de tratamento precisam ser revisadas e otimizadas.
Vamos analisar cada alternativa:
A) É super-refratário, devendo-se associar a Clozapina já em uso com ISRS.
Incorreta. Os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) são utilizados principalmente para tratar transtornos de humor e ansiedade, não sendo indicados para tratar sintomas de esquizofrenia refratária.
B) É super-refratário e, neste caso, deve-se desmamar a Clozapina para que se inicie associação de Olanzapina com a Risperidona que ele já utilizou anteriormente.
Incorreta. Olanzapina e Risperidona já foram utilizadas sem sucesso. Além disso, a Clozapina é considerada a medicação de escolha para esquizofrenia refratária e a retirada dela não é recomendada sem uma estratégia terapêutica adequada.
C) É indicado iniciar apenas cuidados paliativos, devendo-se dar suporte sintomático apenas com Clonazepam, já que a Clozapina trata-se de última linha de tratamento para esquizofrenia.
Incorreta. Embora a Clozapina seja uma das últimas linhas de tratamento farmacológico, ainda existem opções adicionais para melhorar os sintomas, como a associação com outros antipsicóticos.
D) É super-refratário, devendo-se suspender a Clozapina e iniciar a eletroconvulsoterapia (ECT).
Incorreta. A Eletroconvulsoterapia (ECT) é uma opção, mas geralmente é considerada após a tentativa de associações farmacológicas. Suspender a Clozapina abruptamente pode causar exacerbação dos sintomas psicóticos.
E) É super-refratário e, neste caso, deve-se iniciar associação da Clozapina já em uso com Aripiprazol de imediato.
Correta. A combinação de Clozapina e Aripiprazol é uma abordagem indicada para pacientes com esquizofrenia refratária. Esta estratégia pode ajudar a melhorar os sintomas resistentes ao tratamento apenas com Clozapina.
Espero que este comentário tenha elucidado suas dúvidas sobre a questão! Estudar as opções de tratamento para esquizofrenia refratária é fundamental para a prática clínica e para a resolução de questões em concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo