Analise as afirmativas a seguir:I. Exemplos de ruído estrutu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704435 Arquitetura

Analise as afirmativas a seguir:


I. Exemplos de ruído estrutural são a música dos bares, o ruído de trânsito (aviões, ônibus e caminhões), o barulho de máquinas e equipamentos de construção, a conversa dos vizinhos, o som de uma televisão ligada.

II. Ao incidir a onda sonora sobre uma parede, metade do som é refletida de volta ao ambiente; um terço é retido pelo material da parede, que é a capacidade de isolamento acústico da parede; e dois quintos são transmitidos ao outro lado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Chamamos ruído aéreo, aquele que se transmite através do ar. Em geral, é devido a um insuficiente isolamento acústico entre dois locais (como um bar e uma casa), ou quando no emissor do ruído o som é muito maior do que deveria (como utilizar alto-falantes de discoteca num local que não está preparado para isso). Escutas em casa música ou a televisão do vizinho? Ouves as vozes do bar do piso de baixo? Escutas o ruído do tráfego na rua? Então o problema é o ruído aéreo.

O ruído de impacto é aquele que se transmite através da via estrutural. Quando um objeto embate contra outro, é produzida uma vibração. Se essa vibração se transmite à estrutura do edifício, é capaz de viajar através dela (muito mais rápido e longe que por via aérea). No receptor, essa vibração gera um ruído e para além disso é normal que o receptor se encontre muito longe da fonte de ruído (uma casa de máquina de elevadores mal ancorada à estrutura do edifício, pode produzir perturbações de ruído até 4 ou 5 andares abaixo). Para além disso, a única forma de resolver um problema de ruído de impacto é evitando que a vibração chegue à estrutura. Em geral, o mais habitual é sofrer dos dois tipos de ruído em simultâneo.

Fonte: https://www.eurocontrol.es/pt-pt/faqs/qual-diferenca-entre-o-ruido-aereo-e-o-ruido-estrutural-ou-de-impacto/

I-

  • ruído aéreo, todo ruído que se propaga pelo ar. A velocidade de transmissão no ar e de aproximadamente 340 m/s.

Ex.: a música dos bares, o ruído de trânsito (aviões, ônibus e caminhões), o barulho de máquinas e equipamentos de construção, a conversa dos vizinhos.

  • ruído estrutural/de impacto é decorrente de qualquer percussão sobre um sólido. Possui uma velocidade de propagação maior do que a do ar, sendo da ordem de: 4.000 a 6.000 m/s.

Ex.: queda de objetos, marteladas, passos, tambor e outros; sendo gerado pelas vibrações de máquinas e equipamentos, ou por impactos que atingem a estrutura do prédio.

  • ruído de fundo -som residual existente em um local sem a presença das fontes sonoras de interesse. Os ambientes são influenciados pelo som residual proveniente tanto do meio externo como do interno como ocorre em edificações habitacionais, escolas, teatros, aeroportos etc

Ex. de fontes sonoras que podem compor: rodovias e ferrovias, sistemas de ventilação, instalações hidrossanitárias, conversas etc

II-A energia sonora que incide sobre um obstáculo pode ser:

  1. Refletida: volta
  2. Absorvida: divisória (obstáculo)
  3. Transmitida: passa direto pela divisória (obstáculo)
  4. Difratada: passa/contorna pelas frestas/orifício

Fonte: Material “Acústica Arquitetônica” (2011), da Procel Edifica, Régio Paniago Carvalho (2006)

Gab.::D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo