A identificação de efeitos da exposição ocupacional a fatore...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q112135 Segurança e Saúde no Trabalho
A identificação de efeitos da exposição ocupacional a fatores ou situações de risco pode exigir a realização de exames complementares específicos. Com relação ao controle biológico da exposição ocupacional a agentes químicos, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão apresentada, o aluno é solicitado a identificar a opção correta sobre o controle biológico da exposição ocupacional a agentes químicos. Vamos explorar e justificar cada alternativa para compreender melhor o tema.

Alternativa C é a correta: O indicador biológico para exposição ao metanol é, de fato, a dosagem de metanol na urina. Este procedimento é usado para monitorar a exposição ocupacional, pois a presença de metanol na urina indica que o trabalhador esteve exposto ao agente químico. Portanto, esta é a opção verdadeira e coerente com práticas de toxicologia ocupacional.

Análise das alternativas incorretas:

A - A dosagem de arsênico no sangue periférico não é um indicador biológico apropriado para exposição ao arsênico. Geralmente, a dosagem de arsênico na urina é o método mais utilizado para aferir exposição recente a este metal, devido à sua excreção rápida.

B - A opção menciona um valor de referência da normalidade (VR) do cádmio de até 50 μg/g de creatinina. Na realidade, os valores de referência para cádmio na urina são significativamente mais baixos, normalmente em torno de 1 a 2 μg/g de creatinina. Assim, o valor mencionado não está correto.

D - O índice biológico máximo permitido (IBMP) do fenol é geralmente inferior a 250 mg/g de creatinina. A opção apresenta um valor incorreto. O fenol é um metabólito da exposição ao benzeno, e a sua dosagem em urina é usada para monitorar essa exposição, mas os valores de referência são diferentes do que foi mencionado.

E - O IBMP para chumbo tetraetila não é de 50 μg/g de creatinina. O controle biológico do chumbo geralmente envolve a dosagem do nível de chumbo no sangue, e não na urina, principalmente porque o chumbo tetraetila, um composto orgânico de chumbo, tem metabolização e excreção diferentes.

Entender a toxicologia ocupacional e os métodos corretos para monitorar a exposição a agentes químicos é essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. A questão aborda esses conceitos de maneira direta, exigindo conhecimento específico sobre indicadores biológicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) O indicador biológico para exposição ao arsênico é a dosagem de arsênico no sangue periférico.

O indicador biológico para exposição ao arsênico é a dosagem de arsênico na urina.

B) O valor de referência da normalidade (VR) do cádmio é de até 50 ug/g de creatinina.

2 ug/g

C) CORRETA

D) O índice biológico máximo permitido (IBMP) do fenol é de 250 g/g de creatinina.

250 mg/g

E) O IBMP do chumbo tetraetila é de 50 ug/g de creatinina.

100 ug/g

  • FONTE: https://www2.fcfar.unesp.br/?utm_source&#!/instituicao/departamentos/principios-ativos-naturais-e-toxicologia1501/mais-informacoes/servico-de-toxicologia-ocupacional/avaliacao-biologica-da-exposicao-ocupacional/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo