Os seminários de teorização do Serviço Social, realizados na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1308325 Serviço Social
Os seminários de teorização do Serviço Social, realizados nas décadas de 1960 e 1970, são demarcados como momentos de estudos, debates, provocações e posicionamentos díspares, que também contribuíram para o processo de renovação dessa profissão no Brasil. Nesse sentido, indique qual seminário, em particular, pautou-se por princípios neotomistas, destacando-se pelos argumentos e pelas defesas que adensaram a culpabilização dos indivíduos e a “psicologização” da questão social, frente a uma estreitada definição do público e dos objetivos do Serviço Social.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos abordar a questão com foco no Surgimento e Institucionalização do Serviço Social no Brasil, e como os seminários da época influenciaram sua evolução.

Em particular, a questão pede para identificar o seminário que pautou-se por princípios neotomistas, um conceito que se refere à integração de ideias da filosofia tomista com a modernidade, bastante comum em debates de serviço social naquele período. Esses princípios se ligaram à culpabilização dos indivíduos e à “psicologização” da questão social.

A alternativa correta é: E - Seminário de Araxá (1967).

Justificativa:

O Seminário de Araxá, realizado em 1967, é um marco no Serviço Social brasileiro, associado ao movimento de renovação da profissão. Ele focou na culpabilização dos indivíduos e na “psicologização” da questão social, aspectos que o distinguem dos demais seminários. Tais características estavam alinhadas aos princípios neotomistas, que influenciaram as discussões da época. Esse seminário teve um papel crucial ao destacar a necessidade de mudanças no entendimento e abordagem das questões sociais, mas com uma visão que ainda centrava muitos dos problemas no indivíduo.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Seminário de Teresópolis (1970): Este seminário focou na modernização e profissionalização do Serviço Social, mas não seguiu a linha neotomista discutida no Seminário de Araxá.
  • B - Seminário de Sumaré (1978): Este seminário aconteceu em um contexto de revisão crítica do Serviço Social, mas não se destacou pelos princípios neotomistas da culpabilização individual.
  • C - Seminário de Belo Horizonte (1979): Enfatizou a crítica ao Serviço Social tradicional, mas não estava centrado nos princípios de culpabilização do indivíduo.
  • D - Seminário de Alto da Boa Vista (1984): Este estava alinhado com a reflexão crítica e a construção de um novo projeto profissional, sem a ligação direta aos princípios neotomistas citados na questão.

Nessa análise, é crucial compreender como cada evento histórico no Serviço Social contribuiu para a evolução do pensamento e prática profissional no Brasil. Essa compreensão ajuda na interpretação e escolha correta nas questões de concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estranho... *psicologizacão e ou ajuda psicossocial faz referência a Perspectiva Reatualizacão do Conservadorismo, sendo assim, a resposta seria Sumaré ou Alto da Boa Vista.

Questao com gab. errado.

Ultimamente encontro várias questões com gabarito incorretos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo