A partir da interpretação da tirinha, analise as afirmativ...
I. Compreende-se que as duas crianças, personagens da tirinha, são oriundas de uma escola particular devido ao uso da palavra freguês no último quadrinho. II. No pensamento de Manolito, um freguês é aquele que frequenta cotidianamente algum espaço, mesmo que esse seja a escola. III. Na lógica de Manolito, aluno e freguês podem ser sinônimos. IV. Manolito não se conforma com a avaliação de "péssimo" por deixar claro o quanto foi aplicado e estudioso na escola.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
I. Compreende-se que as duas crianças, personagens da tirinha, são oriundas de uma escola particular devido ao uso da palavra freguês no último quadrinho → incorreto, não há como deduzir que se trata de alunos de uma escola particular (essa alternativa traz uma extrapolação da interpretação).
II. No pensamento de Manolito, um freguês é aquele que frequenta cotidianamente algum espaço, mesmo que esse seja a escola → correto, visto que ele não aceita a sua nota ruim devido ao fato de frequentar rotineiramente a escola (sendo um freguês).
III. Na lógica de Manolito, aluno e freguês podem ser sinônimos → correto, visto que se trata de pessoas que vão frequentemente à escola (aluno/freguês: termos com semelhança de sentido conforme a tira).
IV. Manolito não se conforma com a avaliação de "péssimo" por deixar claro o quanto foi aplicado e estudioso na escola → incorreto, em nenhum momento Manolito se caracteriza como um aluno aplicado.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Questão bem estranha porque a própria alternativa deixa claro que ele não aceitou a nota ruim por ser um aluno freguês, e não um aluno qualquer que vai de vez em quando ou não é assíduo. Ou seja, para ele, aluno e freguês não são sinônimos, porque freguês para ele é um aluno que frequenta as aulas todo dia. Foi o que eu entendi...
Essa é aquela questão que a resposta é o que banca quer, no correto letra A está correta .
I e IV extrapolação;
Gabriela Naves, aluno e freguês "podem" ser sinônimos no seu comentário, tem o aluno "não freguês" e o aluno "= freguês". Se na III afirmasse que as palavras "são" em vez de "podem ser" sinônimos na Lógica de Manolito... daí acredito que deveria ser considerada incorreta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo