Se no trecho “Quem de nós pode dizer que consegue agir assim...
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/.
Acesso em 15 fev. 2020.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ELES podem, ELES conseguem.
'Alguns gramáticos referem que quando o sujeito é composto por uma expressão de sentido partitivo (como «quais de/dentre»), o sujeito deve concordar com a expressão introduzida por de / dentre (cf. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Nova Fronteira, p. 454 ou Epifânio da Silva Dias, Sintaxe histórica portuguesa. p. 21)
Todavia, há também quem defenda, como Cunha e Cintra, que o «verbo pode ficar na 3.ª pessoa do plural ou concordar com o pronome pessoal que designa o todo» (Nova Gramática do Português. Ed. Sá da Costa, p. 500). Deste modo, de acordo com esta última perspetiva, podemos aceitar ambas as construções:
(1) «Quais de vós podem?»
(2) «Quais de vós podeis?»'
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-concordancia-verbal-com-quais-de-vos/35698 [consultado em 21-07-2020]
Quando temos um pronome interrogativo ou indefinido no plural fazendo as vezes de sujeito e seguido de expressões compostas por preposição + pronome pessoal, "de nós"/"de vós", a concordância é facultativa, podendo ocorrer tanto com o primeiro quanto com o segundo pronome.
“Quais de nós podem dizer que conseguem agir assim?” - concordando com "quais"...
“Quais de nós podemos dizer que conseguimos agir assim?” - concordando com "nós"...
Ambas as construções estão corretas.
A assertiva C é o gabarito.
a) Sujeito constituído por qual de nós, qual de vós, algum de nós etc.: o verbo fica no singular.
b) Sujeito constituído por quais de nós, quais de vós, alguns de nós etc.: o verbo concorda com os pronomes nós/vós ou vai para a 3ª pessoa do plural.
19. Qual de vós encontrará a solução?
20. Quais de nós votaram/votamos conscientemente?
21. Nenhum de nós foi capaz de resolver o programa.
Comentários: Ao se perguntar, na frase 19, qual de vós encontrará a solução, subentende-se que somente uma pessoa vai encontrar a solução. É por isso que o verbo concorda com o núcleo qual, ficando no singular, e não pode concordar com o pronome posposto ao núcleo, vós.
Já na frase 20, entende-se que mais de uma pessoa votou conscientemente. Nesse caso, o verbo pode concordar com o núcleo ou com o termo a ele posposto. Assim, teríamos: votaram concordando com quais ou votamos concordando com nós.
A frase 21 segue a mesma lógica da frase 20: ao se dizer que nenhum foi capaz, o pronome nenhum no singular exige que o verbo também fique no singular, concordando com esse pronome. É a única opção de concordância.
Fonte: Gramática Comentada,Adriana Figueiredo.
Quando o sujeito é um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, poucos, muitos, quaisquer, vários) seguido por "de nós" ou "de vós", o verbo pode concordar com o primeiro pronome (na terceira pessoa do plural) ou com o pronome pessoal. Veja:
Quais de nós são / somos capazes?
Alguns de vós sabiam / sabíeis do caso?
Vários de nós propuseram / propusemos sugestões inovadoras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo