O uso do acento indicativo da crase atende à norma-padrão em:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522421 Português
Há fome por trás do aquecimento global



           A escalada da temperatura global empurra para cima indicadores de insegurança alimentar, fome e desigualdade socioeconômica. Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência especializada das Nações Unidas, confirmam essa premissa e expõem sua assustadora dimensão humana. Em 2023, quando a temperatura global cravou o recorde de 1,45 ºC acima da média registrada no período de 1850-1900, pelo menos 333 milhões de pessoas estavam vivendo em situação de insegurança alimentar mundo afora.


       A mudança climática não é, obviamente, a causa primária dessa massa de desvalidos, como ressalta a OMM em seu recente relatório Estado do Clima Global. Conflitos, violência, crises econômicas locais, preços de alimentos e quebras de safras agrícolas estão comumente no epicentro do problema. Porém, são agravados por secas, inundações e eventos climáticos cada vez mais acentuados e frequentes – os efeitos há muito reconhecidos do aquecimento global. Esse quadro explica o aumento da pobreza e da fome no planeta e a desesperada migração de contingentes humanos vulneráveis para locais onde esperam, no mínimo, sobreviver.


         “A crise climática é o maior desafio da humanidade e está diretamente relacionada à desigualdade e ao aumento da pobreza e da instabilidade, com agravamento da insegurança alimentar, de deslocamento de populações e da perda de biodiversidade”, resumiu Celeste Saulo, secretária-geral da OMM.
O uso do acento indicativo da crase atende à norma-padrão em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa: D.

O uso do acento indicativo da crase atende à norma-padrão em:

Alternativa:

D) De acordo com o relatório da OMM, não se deve atribuir à mudança climática o papel de causa primária da massa de desvalidos no mundo.

Correta.

O verbo “atribuir” rege a preposição "a" e faz fusão com o artigo feminino pluralizado "as" que antecede e define o substantivo feminino "mudanças".

Ocorrendo, assim, o fenômeno da crase "a+as = à"

Demais alternativas:

A) A vida dos desvalidos é afetada por uma série de problemas, que são intensificados devido à secas, inundações e eventos climáticos. Incorreta.

Atenção! Não ocorre crase no singular (à) junto a palavras no plural. A crase só ocorre antes de palavras femininas no plural quando a sua forma também estiver no plural (às).

Estaria correto se o artigo definido feminino que antecede o substantivo feminino no plural "secas" estivesse no plural "as" também, assim, ocorreria a fusão: "... devido a + as mudanças ..." resultando em "às".

B) Em 2023, a temperatura global chegou à 1,45ºC acima da média registrada no período de 1850-1900, aumentando a insegurança alimentar. Incorreta.

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado. Pois neste contexto, o "a" é apenas uma preposição regida pelo verbo "chegar". No caso do exemplo apresentado, numa frase como "a temperatura global chegou à 1,45ºC" não poderá usar a crase, pois não poderia subentender "o ambiente está à (temperatura de) 50°C".

Logo colocar um acento grave indicador de crase em temperatura é um erro.

Em regra, não se usa o acento grave antes de números, mas deve-se ter atenção porque há algumas exceções. 

C) Os efeitos do aquecimento global geram situações que chegam

à levar contingentes vulneráveis a locais onde esperam sobreviver. Incorreta.

O verbo "chegar" rege a preposição "a' pois que vai, vai a algum lugar, porém não ocorre crase antes de verbos no infinitivo (terminados em ar, er e ir). Não ocorrendo, assim, a fusão de "a+a" que resultaria em crase "à".

Na maioria dos casos em que tem o ''a'' antes de numeral não se coloca crase.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo