Assinale a alternativa em que a pontuação está em conformida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522422 Português
Há fome por trás do aquecimento global



           A escalada da temperatura global empurra para cima indicadores de insegurança alimentar, fome e desigualdade socioeconômica. Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência especializada das Nações Unidas, confirmam essa premissa e expõem sua assustadora dimensão humana. Em 2023, quando a temperatura global cravou o recorde de 1,45 ºC acima da média registrada no período de 1850-1900, pelo menos 333 milhões de pessoas estavam vivendo em situação de insegurança alimentar mundo afora.


       A mudança climática não é, obviamente, a causa primária dessa massa de desvalidos, como ressalta a OMM em seu recente relatório Estado do Clima Global. Conflitos, violência, crises econômicas locais, preços de alimentos e quebras de safras agrícolas estão comumente no epicentro do problema. Porém, são agravados por secas, inundações e eventos climáticos cada vez mais acentuados e frequentes – os efeitos há muito reconhecidos do aquecimento global. Esse quadro explica o aumento da pobreza e da fome no planeta e a desesperada migração de contingentes humanos vulneráveis para locais onde esperam, no mínimo, sobreviver.


         “A crise climática é o maior desafio da humanidade e está diretamente relacionada à desigualdade e ao aumento da pobreza e da instabilidade, com agravamento da insegurança alimentar, de deslocamento de populações e da perda de biodiversidade”, resumiu Celeste Saulo, secretária-geral da OMM.
Assinale a alternativa em que a pontuação está em conformidade com a norma-padrão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra B.

A questão apresentada requer um entendimento claro sobre a correta aplicação da pontuação na língua portuguesa. A pontuação é essencial para a clareza e a precisão da comunicação escrita, e seu uso inadequado pode alterar o sentido das frases ou torná-las confusas.

Vamos analisar cada alternativa:

Alternativa B - Correta:

Havia cerca de 333 milhões de pessoas que, em 2023, viviam assombrados pela fome.

Nesta alternativa, a vírgula foi corretamente utilizada para separar a expressão "em 2023", que é um adjunto adverbial de tempo inserido no meio da oração. Isso facilita a leitura e não altera o sentido da frase.

Alternativa A - Incorreta:

É óbvio, que a mudança climática não é a causa primária dessa massa de desvalidos.

O uso da vírgula antes da conjunção "que" é indevido. A regra geral na gramática portuguesa diz que não se deve usar vírgula entre o sujeito e o predicado, nem entre o verbo e seu complemento direto. A frase correta seria: É óbvio que a mudança climática não é a causa primária dessa massa de desvalidos.

Alternativa C - Incorreta:

Em seu relatório, a OMM ressalta, que há outras questões no epicentro do problema.

Assim como na alternativa anterior, a vírgula antes da conjunção "que" está incorreta. A frase correta deve ser: Em seu relatório, a OMM ressalta que há outras questões no epicentro do problema.

Alternativa D - Incorreta:

Os efeitos do aquecimento global que, todos já conhecem, agravam a questão da fome.

As vírgulas estão mal colocadas. A expressão "todos já conhecem" é um aposto explicativo, mas na frase original isso não fica claro, gerando confusão. A forma correta seria: Os efeitos do aquecimento global, que todos já conhecem, agravam a questão da fome.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O correto na letra B não seria : "viviam ASSOMBRADAS pela fome ... pra concordar com "milhões de pessoas ???

em relação a B

Havia cerca de 333 milhões de pessoas que, em 2023, viviam assombrados pela fome.

O que viviam assombrados pela fome? Núcleo 333 milhões de pessoas, numero milhão é no masculino que concorda, "os 333 milhões de pessoas...", então viviam assombrados está correto.

A alternativa correta em conformidade com a norma-padrão de pontuação é a B:

A frase está correta porque o uso da vírgula antes da oração "que, em 2023, viviam assombrados pela fome" é opcional, já que se trata de uma oração explicativa. O restante da frase segue a norma-padrão sem erros.

Erro: Não deve haver vírgula entre o sujeito e o predicado. O correto seria:

  • "É óbvio que a mudança climática não é a causa primária dessa massa de desvalidos."

Erro: Assim como na alternativa A, a vírgula antes de "que" é incorreta. O correto seria:

  • "Em seu relatório, a OMM ressalta que há outras questões no epicentro do problema."

Erro: A vírgula antes e depois de "todos já conhecem" está mal colocada. Como "que todos já conhecem" é uma oração restritiva, não deve ser isolada por vírgulas. O correto seria:

  • "Os efeitos do aquecimento global que todos já conhecem agravam a questão da fome."

Portanto, a alternativa B é a única que está em conformidade com a norma-padrão.

A questão só queria que olhasse a pontuação: "Assinale a alternativa em que a pontuação está em conformidade com a norma-padrão." Questão bem simples!

A) É óbvio, [emprego da vírgula errada: separando o verbo do sujeito - OSSS] que a mudança climática não é a causa primária dessa massa de desvalidos.

B) Havia cerca de 333 milhões de pessoas que, em 2023, viviam assombrados pela fome. Correto

C) Em seu relatório, a OMM ressalta, [emprego da vírgula errada: separando o verbo do complemento - OSSOD] que há outras questões no epicentro do problema.

D) Os efeitos do aquecimento global que, [emprego da vírgula errada: deve ser antes do "que" - OSAR] todos já conhecem, agravam a questão da fome.

Adjunto adv de tempo isolado por vírgulas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo