A obra “Arquivo: teoria e prática”, de Paes, esclarece que,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - à extensão de sua atuação
A questão aborda a classificação dos arquivos conforme descrito na obra "Arquivo: teoria e prática", de Paes. Para resolvê-la, é necessário entender os diferentes critérios de classificação dos arquivos e como eles se aplicam em diferentes contextos.
Os arquivos setoriais e os arquivos gerais ou centrais são classificados de acordo com a extensão de sua atuação. Vamos detalhar isso:
Os arquivos setoriais são aqueles destinados a atender as necessidades específicas de uma determinada unidade ou setor dentro de uma organização. Já os arquivos gerais ou centrais são aqueles que concentram documentos de várias unidades, funcionando como um ponto central de consulta e gestão documental.
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender por que as outras estão incorretas:
A - aos estágios de sua evolução: Essa classificação não se aplica a arquivos setoriais e centrais. Os estágios de evolução de um arquivo referem-se, por exemplo, aos arquivos correntes, intermediários e permanentes.
C - às entidades mantenedoras: As entidades mantenedoras se referem aos órgãos ou instituições responsáveis pelo arquivo, mas isso não caracteriza se o arquivo é setorial ou central.
D - à natureza dos documentos: A natureza dos documentos trata do conteúdo dos documentos (administrativos, jurídicos, técnicos, etc.) e não da estrutura de funcionamento do arquivo.
E - ao financiamento do órgão: O financiamento do órgão diz respeito à origem dos recursos financeiros para manutenção do arquivo, não à forma como ele está estruturado em termos de centralização ou setorização.
Com isso, fica claro que a classificação de arquivos setoriais e centrais está diretamente vinculada à extensão de sua atuação, conforme descrito na alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quanto a extensão de sua atuação, os arquivos podem ser setoriais ou centrais (gerais).
Os arquivos setoriais são aqueles que estão localizados próximos aos seus produtores. Esse arquivo guarda os documentos próximos aos interessados diretos para facilitar e agilizar a sua localização e utilização. Encontram-se principalmente em empresas, órgãos e entidades de grande porte, ou de estrutura administrativa complexa (vários departamentos, várias filiais, etc). Por exemplo: o arquivo de uma rede de supermercados pode ser separado por filial, por setor de atuação( Depto. financeiro, de RH, compras, etc).
Os arquivos centrais ou gerais são aqueles que guardam todos os documentos de uma entidade em um só lugar. É utilizado principalmente por empresas e órgãos de médio e pequeno porte, ou por instituições de estrutura administrativa simples (poucos departamentos, poucos órgãos, apenas um local para instalações físicas, etc). Por exemplo: o arquivo de uma empresa que funcione em apenas um edifício, um órgão pequeno, um consultório médico, etc.
É importante ressaltar que esta classificação se aplica somente aos arquivos correntes.
Estágio de evolução: Corrente, temporário e permanente.
Extensão: Setorial ou Central.
Entidades mantenedoras: Público ou privado.
Natureza: Especial ou especializado.
outra questão irá nos ajudar:
Ano: 2015 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN Prova: Técnico em Arquivo
No que se refere à extensão de atuação, os arquivos classificam-se em
a) correntes e permanentes.
b) públicos e comerciais.
c) setoriais e centrais.
d) ativos e passivos.
GABARITO "B"
Levando em conta a extensão, os arquivos podem ser setoriais ou centrais.
Banca dos meus sonhos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo