Quanto aos conceitos de organização e de gerenciamento de in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47770 Noções de Informática
Quanto aos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Letra C.
Na letra A, os nomes de arquivos podem ter 255 caracteres diversos, assim como a extensão, separada por ponto. Mas a regra é flexível, aceitando vírgulas e também duas letras na extensão. Confusa esta alternativa...
Na letra B, folder é pasta em inglês, e diretório é pasta de arquivos/conteúdo.
Na letra D, o WIndows Explorer, na configuração padrão inicial do Windows XP não oferece acesso aos arquivos do sistema operacional e aos programas instalados, advertindo quem abrir estas pastas, mas possibilitando acesso, caso ele deseje prosseguir. Além deste item, o problema da alternatica está em afirmar que existe acesso a todos os arquivos criados pelo usuário. Um exemplo é o NTUSER.DAT que é um arquivo do sistema, criado na conta de cada usuário, inacessível pelo usuário enquanto está com a sessão ativa. Outra alternativa confusa.
Na letra E, a criação de pastas é possível, nos locais onde permissões (CHMOD) habilitem esta ação, a partir do comando MkDir (make directory)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETA letra CO diretório raiz ocupa mais alguns setores no disco, logo após os setores ocupados pela FAT. Cada arquivo ou diretório do disco rígido possui uma entrada no diretório raiz, com o nome do arquivo, a extensão, a data quando foi criado ou quando foi feita a última modificação, o tamanho em bytes e o número do cluster onde o arquivo começa.Um arquivo pequeno pode ser armazenado em um único cluster (conjunto de computadores que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído), enquanto um arquivo grande é "quebrado" e armazenado ocupando vários clusters. Neste caso, haverá no final de cada cluster uma marcação indicando o próximo cluster ocupado pelo arquivo. No último cluster ocupado, temos um código que marca o fim do arquivoQuando um arquivo é deletado, simplesmente é removida a sua entrada no diretório raiz, fazendo com que os clusters ocupados por ele pareçam vagos para o sistema operacional. Quando for preciso gravar novos dados, estes serão gravados por cima dos anteriores, como uma fita K7 que é regravada com outra música.
Letra A - Errada

1º O nome de um arquivo pode ter no máximo 255 caracteres, a extensão não tem limite de dois.

2º Os caracteres de uma extensão até podem ser separados por vírgula (não é um daqueles caracteres proibidos pelo sistema), mas é um erro dizer que "deve", não existe essa regra. Na verdade, não lembro de nenhuma extensão com caracteres separados por virgula.

Obs.: pelo que entedi, ele está dizendo que esses dois caracteres ficam separados um do outro por vírgula (exemplo.d,c). Se ele está falando do que separa a extensão do nome do arquivo, essa separação é feita por ponto, não por vírgula.

Letra B - Errada

Os termos pasta, folder e diretório são sinônimos entre si. Mas arquivo e documento não são sinônimos dos três primeiro termos.

Obs.: tenho dúvida se arquivo e documento são sinônimos. Sei que todo documento é um arquivo, mas acho que nem todo arquivo é um documento. De qualquer forma, nada tem a ver com o significado de pasta/folder/diretório. Os arquivos ficam dentro das pastas.

Letra C - Correta

É o "C:\", o diretório que identifica o HD, também chamado de diretório principal. Se no computador só há um HD instalado em uma única partição, então é lá que está o sistema operacional e os arquivos de programas, além dos arquivos gravados pelos usuários, organizados em pastas e subpastas (ou diretórios e subdiretórios).

Se hover mais de um HD ou mais de uma partição, haveria outros diretórios raiz, e não necessariamente haveria sistemas e arquivos instalados nele. Como a questão não fala nada disso e as outras opções estão incorretas...

Letra D - Errada

O usuário poderá acessar todos os diretórios criados por ele, correto. O problema é a segunda afirmação.

Não é que não ofereça acesso a essas áreas, oferece. Você pode entrar, mas não deve a menos que saiba exatamente o que tá fazendo. E o sistema vem configurado para de dar esse aviso na primeira vez. Mas ele, por si só, não te impede. Você pode entrar lá e bagunçar certas coisas (não tudo pq há arquivos que o sistema estará utilizando naquele momento), mas vai prejudicar o sistema. Além disso, acessar não significa necessariamente que você vai mudar alguma coisa lá.

Claro que se houver um administrador do sistema e não for você, o administrador pode te impedir de entrar. Mas a opção não fala nada disso.

Letra E - Errada

Sem conhecimento de Linux é possível responder essa questão. Organização de arquivos e pastas é o básico de um sistema, não faria sentido a proibição de criar pastas para qualquer usuário.

Discordo do Rodolfo quanto ao erro da B. Diretório não é sinônimo de pasta (ou folder). Diretório é aquele explicado no item C. Já pasta é um subitem do diretório.

C:\ --> Diretório.

C:\Users --> Users é a pasta que está dentro do diretório.

Diretório é sinônimo de Pasta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo