O trabalho em baixas temperaturas (frio) é um fator de risco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: AL-SP Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Médico do trabalho |
Q71222 Segurança e Saúde no Trabalho
O trabalho em baixas temperaturas (frio) é um fator de risco de natureza ocupacional e pode gerar doenças como, por exemplo,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é a C - síndrome de Raynaud.

Análise da Alternativa Correta:

A Síndrome de Raynaud é uma condição médica que pode ser desencadeada por exposição ao frio. Ela se caracteriza por episódios vasoespásticos nas extremidades do corpo, como dedos das mãos e dos pés, o que leva a mudanças de cor (branco, azul e vermelho), além de dor e sensação de frio. Essa síndrome está diretamente relacionada ao trabalho em ambientes de baixas temperaturas, sendo uma reação do corpo à exposição a condições frias.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Síndrome metabólica: É um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes, geralmente associadas à obesidade, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol anormal. Não está diretamente relacionada à exposição ao frio.

B - Arritmias cardíacas: Embora o frio extremo possa impactar o ritmo cardíaco, as arritmias não são uma condição primária causada exclusivamente por trabalho em baixas temperaturas. O frio extremo pode ser um fator de risco, mas não uma causa direta e comum no ambiente ocupacional.

D - Aterosclerose: Esta é uma condição de longo prazo onde ocorrem depósitos de gordura nas paredes das artérias. Sua associação está mais voltada para uma dieta inadequada e falta de exercícios do que ao trabalho em ambientes frios.

E - Placas epicárdicas: Similar à aterosclerose, está mais associada a problemas cardiovasculares decorrentes de outros fatores de risco, como dieta e genética, e não especificamente pela exposição ao frio.

O entendimento dessa questão exige conhecimento sobre as condições e riscos ocupacionais associados a diferentes ambientes de trabalho, especialmente aqueles que envolvem temperaturas extremas. O candidato deve ser capaz de associar sintomas e condições médicas específicas aos fatores de risco nos ambientes de trabalho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta Letra C

A síndrome de Raynaud é uma doença na qual as temperaturas frias ou estresse emocional causam espasmos vasculares que bloqueiam o fluxo sanguíneo dos dedos dos pés e das mãos (em alguns casos este distúrbio pode ocorrer nas orelhas e nariz).

Há somente dois tipos desta doença: doença de Raynaud primária: é a mais comum e ocorre por si só. Doença de Raynaud secundária: está associada a doenças das artérias, tais como: ateroesclerose; doença de Buerger; artrite reumatóide; síndrome de Sjogren; esclerodermia e lúpus eritematoso sistêmico. Quando a doença de Raynaud secundária não é tratada pode acabar em gangrena das referidas extremidades. Outras razões deste distúrbio podem ser: lesão repetitiva (especialmente vibrações como aquelas produzidas ao digitar ou tocar piano); overdose de certos medicamentos (beta-bloqueadores, quimioterápicos, remédios que contêm estrógeno, entre outros) e tabagismo. Esta síndrome acomete, na maioria dos casos, mulheres entre 15 e 40 anos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo