Julgue o item subsequente. A vírgula é usada para sinalizar ...
A vírgula é usada para sinalizar as separações breves de sentido entre termos próximos, isto é, as inversões e as intercalações. Nesse sentido, o uso da vírgula é indicado para: separar verbos e nomes de seus respectivos complementos; marcar a elipse de um verbo; isolar expressões corretivas, explicativas e escusativas; separar sujeito e verbo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Errado
Vamos entender por que a alternativa está errada, analisando cada ponto abordado na questão sobre o uso da vírgula.
A vírgula é um sinal de pontuação usado para sinalizar separações breves de sentido entre termos próximos, como inversões, intercalações e outras situações específicas. Vamos analisar os usos da vírgula mencionados na questão:
1. Separar verbos e nomes de seus respectivos complementos: Errado. A vírgula não deve ser usada para separar verbos de seus complementos nem nomes de seus respectivos complementos. Por exemplo: Eu comi a maçã. A vírgula entre "comi" e "a maçã" seria incorreta.
2. Marcar a elipse de um verbo: Certo. A vírgula pode ser usada para indicar a omissão (elipse) de um verbo que já foi mencionado anteriormente na frase, evitando sua repetição. Por exemplo: Eu gosto de maçã; ela, de laranja. Neste caso, a vírgula está corretamente usada para marcar a elipse do verbo "gostar".
3. Isolar expressões corretivas, explicativas e escusativas: Certo. A vírgula é usada para isolar expressões ou orações que corrigem, explicam ou justificam algo. Por exemplo: Eu, na verdade, não gosto de maçãs. ou Ele chegou atrasado, ou seja, perdeu a reunião.
4. Separar sujeito e verbo: Errado. A vírgula não deve ser usada para separar o sujeito do verbo. Por exemplo: O aluno estudou muito para a prova. Colocar uma vírgula entre "O aluno" e "estudou" seria incorreto.
Portanto, a afirmação de que a vírgula deve ser usada para separar verbos e nomes de seus complementos e separar sujeito e verbo está incorreta, o que torna a alternativa errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembre-se, a vírgula é DEEIS
Diferencia
Enumera
Explica
Isola
Separa
Nesse sentido, o uso da vírgula é indicado para: separar verbos e nomes de seus respectivos complementos (não se separa verbo e OI ou OD por vígula); marcar a elipse de um verbo; isolar expressões corretivas, explicativas e escusativas (em regra, não se usa vírgula em expressões restritivas/escusativas); separar sujeito e verbo (vedado a separação por vírgula).
Renato Aquino - Gramática objetiva de língua portuguesa.
Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.Em hipótese alguma o Sujeito e o Verbo serão separados por vírgula quando postos em sua ordem padrão! Ex: Estudantes, sofrem críticas ao ocuparem as escolas. Essa vírgula está ERRADA.
.
.
Estudantes = Sujeito.
Sofrem = Verbo transitivo direto. Estudantes sofrem o quê?
Críticas = Objeto direto. Complementa o verbo sofrem.
Ao ocuparem as escolas = Adjunto adverbial. Modifica o sentido de sofrem. Tem por função adjetificar o verbo.
GAB: errado! ✅
a vírgula não separa o sujeito do verbo!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo