O Modernismo brasileiro teve como marco introdutório a Sema...
O Modernismo brasileiro teve como marco introdutório a Semana de Arte Moderna, em 1922. É tradicionalmente divido em três gerações: geração de 1922, geração de 1930 e geração de 1945. Acerca da segunda geração, analise as asserções que se seguem.
I. Entre os escritores, no campo da prosa, destacam-se Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Rachel de Queiroz.
II. Teve como marco inicial o poema Os sapos, de Manuel Bandeira.
III. O romance urbano Capitães de Areia, de Jorge Amado, é um exemplo de obra literária está inserido nessa fase.
IV. A obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa o caráter regionalista do período.
É CORRETO apenas o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - Apenas I e III.
Vamos analisar as opções para entender por que essa é a resposta correta.
I. Entre os escritores, no campo da prosa, destacam-se Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Rachel de Queiroz.
Essa afirmação está correta. A segunda geração do Modernismo, conhecida como a fase de 1930, foi marcada por uma forte produção regionalista e social. Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Rachel de Queiroz são autores que se destacaram por suas obras que abordam o Nordeste brasileiro, suas questões sociais e econômicas.
II. Teve como marco inicial o poema Os sapos, de Manuel Bandeira.
Essa afirmativa está incorreta. O poema Os sapos de Manuel Bandeira é um marco da Semana de Arte Moderna de 1922, que inaugurou o movimento modernista no Brasil, e não a segunda geração de 1930.
III. O romance urbano Capitães de Areia, de Jorge Amado, é um exemplo de obra literária inserida nessa fase.
Essa afirmação está correta. Capitães de Areia é um romance de Jorge Amado publicado em 1937, que se encaixa na segunda fase do Modernismo brasileiro. A obra aborda a vida de meninos de rua em Salvador, Bahia, e reflete o ambiente urbano e as questões sociais, características dessa fase.
IV. A obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa o caráter regionalista do período.
Essa afirmativa está incorreta no contexto da segunda geração do Modernismo. Morte e Vida Severina é uma obra de João Cabral de Melo Neto, que pertence à terceira geração modernista de 1945, conhecida por seu rigor formal e social. Embora tenha um caráter regionalista, representando o Nordeste brasileiro, não é uma obra da geração de 1930.
Concluindo, as afirmações que estão corretas e que se referem à geração de 1930 são I e III, justificando a alternativa B como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Entre os escritores, no campo da prosa, destacam-se Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Rachel de Queiroz. - A assertiva está correta, entre os escritores da geração de 30 estão Graciliano Ramos com a obra São Bernardo (1934), José Lins do Rêgo com a obra Menino do Engenho (1932) e Rachel de Queiroz com a obra O Quinze (1930).
II. Teve como marco inicial o poema Os sapos, de Manuel Bandeira. A assertiva está incorreta, Os sapos, poema do saudoso Manuel Bandeira foi declamado na semana de arte moderna, em 1922, primeira geração.
III. O romance urbano Capitães de Areia, de Jorge Amado, é um exemplo de obra literária está inserido nessa fase. A assertiva está correta, visto que Jorge Amado pertence a segunda geração, tendo lançado Capitães da areia, em 1937.
IV. A obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, representa o caráter regionalista do período. A assertiva está incorreta, tendo em vista que o referido autor o qual, recentemente, teve seu centenário celebrado, pertenceu a chamada terceira geração do modernismo ou geração de 45.
Não sei como tais questões se encaixam em um tópico da Língua portuguesa chamado interpretação textual. Creio que a questão em si apresenta duas vertentes: conhecimentos gerais e ou literatura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo