“Houve 715 mortes - a maior parte delas no Distrito Federal,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470322 Português
Leia o texto a seguir:

Surto de dengue é motivo de preocupação para comissão de Macron em visita ao Brasil, afirma jornal

Presidente francês está com viagem marcada ao país na próxima semana e deve visitar DF, RJ e SP, todos em situação de emergência por causa da doença

       Autoridades do governo francês admitiram ao Estadão preocupação com a epidemia de dengue no Brasil, por causa da visita do presidente Emmanuel Macron, na próxima semana. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário passará três dias no país e visitará três lugares que vivem uma situação de emergência por surto de dengue: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

       O país já registrou 2 milhões de casos de dengue, o recorde histórico desde o ano 2000. Houve 715 mortes - a maior parte delas no Distrito Federal, com 152 vítimas fatais. Há ainda 1.078 óbitos em investigação, segundo o painel do Ministério da Saúde.

       O presidente francês passará a quinta-feira, dia 28, em compromissos no Distrito Federal, que tem o mais grave surto de dengue do Brasil no momento. Ao ser questionada sobre o assunto, uma importante autoridade francesa, que falou sob a condição de ter a identidade preservada, disse que, sim, havia motivo para preocupação e cuidados, embora não tenha certeza de que o próprio Macron esteja ciente da gravidade dos casos.

      Além de medidas de praxe relativas à segurança, os governos da França e do Brasil trataram de restrições alimentares do chefe de Estado francês e de desejos específicos, como fazer uma caminhada na Avenida Paulista. O Palácio de Eliseu comunicou ao Itamaraty que Macron tem costume de fazer atividades assim quando viaja ao exterior e gosta da prática esportiva.

      Os preparativos mobilizaram o escritório de Macron, a embaixada e consulados franceses no Brasil, além do Palácio do Planalto e do Itamaraty. Entrou no radar das autoridades de Paris o risco de contrair a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos no Brasil, como febre amarela e malária, comuns sobretudo na Região Norte - a última é mais frequente em áreas remotas. Todas tendem a ser potencializadas no período de chuvas do inverno amazônico.

      O primeiro compromisso de Macron será em Belém, no Pará, onde circulará por ambientes abertos e fechados. Com Lula, ele irá tomar um barco e se deslocar até a Ilha do Combu para conhecer o cultivo de cacau e conversar com lideranças ribeirinhas e indígenas.

     Macron desembarcará na tarde de terça-feira, dia 26, vindo da Guiana Francesa, um departamento ultramarino de Paris que também abrange uma porção da floresta amazônica.

      São Paulo registrou até o momento 110 mortes pela dengue, o Rio de Janeiro, 63, e o Pará apenas 2 óbitos.

Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2024/03/6815008-surto-de-dengue-emotivo-de-preocupacao-para-comissao-de-macron-em-visita-ao-brasil-afirma-jornal. html. Acesso em 23/03/2024. Texto adaptado
“Houve 715 mortes - a maior parte delas no Distrito Federal, com 152 vítimas fatais” (2º parágrafo). Uma possível reescrita dessa frase, à luz da norma-padrão, sem alteração de sentido, seria:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra a)

-> Verbo "haver" no sentido de existir é impessoal, dessa forma, fica no singular.

-> Verbo "ter" não pode ser utilizado formalmente com sentido de existir.

Gabarito A.

Verbo "Ter" é impessoal, usa-se da 3 pessoa do singular. Exemplo:

Tinha muitas pessoas na festa ontem.

Porém, o erro da alternativa D é devido ao uso do verbo "Ter" no sentido de existir ser considerado INFORMAL.

GAB: A

Cuidado! Já vi o instituto aocp e cespe cobrando o verbo ter no sentido de existir e dando como correto, não são todas as bancas que consideram como errado...

Ex.: Q988145

verbo haver no sentido de existir não flexiona

NÃO PODE TER NO SENTIDO DE EXISTIR!!!!!

NÃO PODE TER NO SENTIDO DE EXISTIR!!!!!

NÃO PODE TER NO SENTIDO DE EXISTIR!!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo