A empresa multinacional NATURA, atuante no segmento de saúde...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972116 Gestão de Pessoas

A empresa multinacional NATURA, atuante no segmento de saúde e beleza, iniciou desde novembro de 2018 em 40 unidades da empresa no mundo, a substituição – às segundas feiras – de refeições que conteriam proteínas animais por opções vegetarianas no movimento “segunda sem carne”. Com um discurso em prol da sustentabilidade, a empresa continua uma ação internacional que iniciou nos EUA em 2003, e viabilizou o treinamento de chefs, nutricionistas e cozinheiros, retirando gradativamente as carnes suínas e bovinas e pretende, com a iniciativa, “mobilizar seus colaboradores para a experimentação de novos sabores e para o cuidado individual no cuidado com o meio ambiente” – segundo afirma Marcos Milazzo, diretor de remuneração e benefícios da Natura.

(Excerto extraído de “Que tal uma saladinha”? da Revista VOCÊ RH, p. 13 – Dez/2018 – Ed. Abril).

Tomando por base a ideia acima, considere a Gestão de Pessoas como um macroprocesso que envolve 6 processos, entre os quais estão o de “recompensar pessoas” e o de “manter pessoas”. Nesta linha de raciocínio, a Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público surgem como uma forma de preencher um “vazio” existente na forma de tratamento recebida pelo servidor público, refletindo-se especialmente pela preocupação com o seu bem-estar e de sua família, posicionando a Qualidade de Vida como um elo entre os objetivos do servidor e os da organização, repercutindo diretamente na melhoria da eficácia da produtividade. Por outro lado, a preocupação da administração pública com a sustentabilidade ambiental reflete-se atualmente pelo desenvolvimento de políticas públicas que promovem o consumo sustentável, convergindo para a melhoria da qualidade de vida, através do uso racional de recursos naturais, da redução do uso de produtos tóxicos e de poluentes nos serviços. Logo, a exemplo da multinacional privada NATURA, a administração pública tende a intensificar ações de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, realizando, a título de exemplo:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C.

Para entender por que essa opção é a correta, precisamos considerar alguns conceitos fundamentais da Gestão de Pessoas e Sustentabilidade Ambiental dentro das organizações. O enunciado nos apresenta a ideia de que a administração pública, a exemplo de empresas privadas como a Natura, deve adotar práticas que promovam a qualidade de vida dos servidores e a sustentabilidade ambiental.

A alternativa C menciona a Implantação e manutenção da Gestão por competências, que é uma estratégia para garantir que os servidores desenvolvam as competências necessárias para exercer suas funções de maneira eficaz. A melhoria da ambiência e dos programas de atenção à saúde do servidor são formas de promover o bem-estar dos funcionários, alinhando-se aos objetivos de qualidade de vida. Além disso, a Implantação da Logística Reversa de resíduos e a realização de licitações sustentáveis refletem um compromisso com a sustentabilidade ambiental, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Sugerir o enrijecimento de carga horária e o aumento do monitoramento das equipes não está alinhado ao bem-estar dos colaboradores e pode, na verdade, gerar um impacto negativo na qualidade de vida. Embora a gestão de resíduos sólidos seja uma prática sustentável, a primeira parte torna a alternativa inadequada.

Alternativa B: Enquanto o Programa de Preparação para a aposentadoria é benéfico para os servidores, o Projeto “adote sua caneca” como única medida de sustentabilidade é insuficiente para um impacto significativo na gestão ambiental do órgão.

Alternativa D: A redução do quadro de pessoal pode comprometer a eficácia organizacional e não necessariamente melhora a qualidade de vida ou a sustentabilidade. A proibição de copos descartáveis é uma boa prática, mas a primeira parte da alternativa não contribui positivamente.

Alternativa E: Propor uma gestão de desempenho apenas para servidores, excluindo líderes, ignora a importância de todos os níveis hierárquicos estarem comprometidos com o desempenho. A racionalização de gastos de energia é uma prática sustentável, mas a exclusão dos líderes não é adequada.

Perceba que a alternativa C consegue integrar de maneira mais completa e coerente os objetivos de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, sendo a mais alinhada ao que é pedido na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

Implantação e manutenção da Gestão por competências e melhoria da ambiência e dos programas de atenção à saúde do servidor / Implantação da Logística Reversa de resíduos, segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos e a realização de licitações sustentáveis;

C

Implantação e manutenção da Gestão por competências e melhoria da ambiência e dos programas de atenção à saúde do servidor / Implantação da Logística Reversa de resíduos, segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos e a realização de licitações sustentáveis;

Dica - Em questões como essa o avaliador tenta te cansar. Então, meu amigo, vá direto para o último período do enunciado. Lá ele fala sobre QVT. Dito isso, nem precisa ler aquilo tudo, basta procurar a reposta que envolva práticas que visem melhorar a vida das pessoas no trabalho, sejam em aspectos ambientais, psicológicos ou processuais.

Só volta a ler tudo, casa seja necessário. Se não, ganhe tempo.

Letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo