Em “Além de medidas de praxe relativas à segurança, os gove...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470325 Português
Leia o texto a seguir:

Surto de dengue é motivo de preocupação para comissão de Macron em visita ao Brasil, afirma jornal

Presidente francês está com viagem marcada ao país na próxima semana e deve visitar DF, RJ e SP, todos em situação de emergência por causa da doença

       Autoridades do governo francês admitiram ao Estadão preocupação com a epidemia de dengue no Brasil, por causa da visita do presidente Emmanuel Macron, na próxima semana. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário passará três dias no país e visitará três lugares que vivem uma situação de emergência por surto de dengue: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

       O país já registrou 2 milhões de casos de dengue, o recorde histórico desde o ano 2000. Houve 715 mortes - a maior parte delas no Distrito Federal, com 152 vítimas fatais. Há ainda 1.078 óbitos em investigação, segundo o painel do Ministério da Saúde.

       O presidente francês passará a quinta-feira, dia 28, em compromissos no Distrito Federal, que tem o mais grave surto de dengue do Brasil no momento. Ao ser questionada sobre o assunto, uma importante autoridade francesa, que falou sob a condição de ter a identidade preservada, disse que, sim, havia motivo para preocupação e cuidados, embora não tenha certeza de que o próprio Macron esteja ciente da gravidade dos casos.

      Além de medidas de praxe relativas à segurança, os governos da França e do Brasil trataram de restrições alimentares do chefe de Estado francês e de desejos específicos, como fazer uma caminhada na Avenida Paulista. O Palácio de Eliseu comunicou ao Itamaraty que Macron tem costume de fazer atividades assim quando viaja ao exterior e gosta da prática esportiva.

      Os preparativos mobilizaram o escritório de Macron, a embaixada e consulados franceses no Brasil, além do Palácio do Planalto e do Itamaraty. Entrou no radar das autoridades de Paris o risco de contrair a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos no Brasil, como febre amarela e malária, comuns sobretudo na Região Norte - a última é mais frequente em áreas remotas. Todas tendem a ser potencializadas no período de chuvas do inverno amazônico.

      O primeiro compromisso de Macron será em Belém, no Pará, onde circulará por ambientes abertos e fechados. Com Lula, ele irá tomar um barco e se deslocar até a Ilha do Combu para conhecer o cultivo de cacau e conversar com lideranças ribeirinhas e indígenas.

     Macron desembarcará na tarde de terça-feira, dia 26, vindo da Guiana Francesa, um departamento ultramarino de Paris que também abrange uma porção da floresta amazônica.

      São Paulo registrou até o momento 110 mortes pela dengue, o Rio de Janeiro, 63, e o Pará apenas 2 óbitos.

Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2024/03/6815008-surto-de-dengue-emotivo-de-preocupacao-para-comissao-de-macron-em-visita-ao-brasil-afirma-jornal. html. Acesso em 23/03/2024. Texto adaptado
Em “Além de medidas de praxe relativas à segurança, os governos da França e do Brasil trataram de restrições alimentares do chefe de Estado francês e de desejos específicos, como fazer uma caminhada na Avenida Paulista” (4º parágrafo), as palavras destacadas são classificadas, respectivamente, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - substantivo – substantivo – substantivo

Vamos entender o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. Essa questão exige que o candidato saiba classificar morfologicamente as palavras destacadas no contexto de uma frase. Para isso, é necessário um bom conhecimento de Morfologia, que é o estudo das classes de palavras.

As palavras destacadas na frase "Além de medidas de praxe relativas à segurança, os governos da França e do Brasil trataram de restrições alimentares do chefe de Estado francês e de desejos específicos, como fazer uma caminhada na Avenida Paulista” são:

  • medidas
  • segurança
  • governos

Agora, vamos analisar cada uma dessas palavras:

Medidas: É uma palavra que designa algo concreto ou abstrato (neste caso, uma ação), portanto, é um substantivo.

Segurança: Refere-se a um estado ou condição, tratando-se, assim, de um substantivo.

Governos: Refere-se a instituições ou grupos que exercem autoridade, sendo, portanto, um substantivo.

Vamos justificar as alternativas incorretas:

A - numeral – adjetivo – verbo: Essa alternativa está incorreta porque nenhuma das palavras destacadas é um numeral, um adjetivo ou um verbo.

B - substantivo – adjetivo - verbo: Essa alternativa está parcialmente correta ao classificar "medidas" como substantivo, mas está incorreta ao classificar "segurança" como adjetivo e "governos" como verbo.

C - numeral – substantivo – adjetivo: Essa alternativa está incorreta porque "medidas" não é numeral e "governos" não é adjetivo.

Portanto, a alternativa correta é D - substantivo – substantivo – substantivo, pois todas as palavras destacadas são substantivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Banca tentou confundir medidas como se fosse algo de medir e remetesse a numeral, mas não tem nada a ver. São medidas que os governos tomaram, ou seja, são ações.

GABARITO D

Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.

Exemplos de frases com substantivo:

A Lara é superinteligente.

O Japão é lindo.

A tua beleza me encanta

Substantivo = nome com que designamos os seres em geral= pode vir antecedido de artigo

Além de medidas de praxe relativas à segurança, os governos

Bons estudos, pessoas :)

Gab D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo