Sobre arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2020 - EBSERH - Assistente Administrativo |
Q1134553 Arquivologia
Sobre arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"Arquivo _____ são documentos que possivelmente poderão ser utilizados no futuro e que devem ser guardados por longo período. _____,refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. No método de arquivamento _____ o principal elemento é o assunto. O método geográfico de arquivamento é classificado como integrante do sistema _____."
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A  questão solicita que as lacunas sejam preenchidas com a fase do documento (ativo/morto), classificação dos arquivos (espécie/gênero), método de arquivamento (ideográfico/alfabético) e sistema (direto/indireto).

A primeira parte diz: documentos que serão utilizados no futuro e que possuem guarda longa. Os arquivos ativos são aqueles que estão sendo utilizados no momento para que alguma demanda possa ser desenvolvida. Podem ter guarda longa, curta e até mesmo serem eliminados diretamente do arquivo corrente. Já o arquivo morto, que é uma terminologia utilizada pelas bancas, mas não contemplada na teoria arquivística, geralmente está relacionada aos documentos dos arquivos intermediários, mas não necessariamente esses arquivos possuem um prazo de guarda longo. Entretanto, diante da certeza de que não estamos nos referindo aos arquivos correntes, ou seja, ativos, o arquivo morto, mesmo com esse detalhe de definição, é a única alternativa possível. Portanto, entre arquivo ativo e morto, a resposta é morto.

A segunda lacuna trata de Gênero ou Espécie. Gênero documental, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), é a "reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o  formato, e que exigem processamento processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso." A questão cita somente o suporte, ma o formato também é um caracter essencial. Espécie, por sua vez, é a "Divisão de gênero documental  que reúne tipos documentai por seu formato.". Portanto, entre espécie e gênero, a lacuna deve ser preenchida com gênero.

A terceira lacuna envolve métodos de arquivamento. O método de arquivamento cujo elemento principal é o assunto chama-se ideográfico. O método alfabético, por sua vez, tem como elemento principal o alfabeto. Entre alfabético e ideográfico, ficamos com ideográfico.

A quarta lacuna envolve os tipos de sistema a partir de métodos de arquivamento. O método geográfico é um método direto, pois sua busca se faz diretamente no documento, sem a necessidade de um instrumento de busca auxiliar.

A) Ativo (errado) / Espécie (errado) / ideográfico(certo)/ direto (certo)
B) Morto (certo)/ Gênero (certo)/ Ideográfico(certo)/direto(certo)
C) Morto (certo) /Espécie (errado) / alfabético (errado)/ indireto (errado)
D) Ativo (errado) / Gênero (certo) / ideográfico (certo) / indireto (errado)
E) Morto (certo)/ Espécie (errado)/ alfabético (errado)/ direto (certo)

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

Arquivo Morto: Documentos que possivelmente poderão ser utilizados no futuro.

Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).

Ideográfico:

O principal elemento é o assunto. Método de ordenação que tem por eixo os assuntos presentes, explicitamente ou não, nos documentos. 

Estes métodos básicos e padronizados pertencem a principalmente dois grandes sistemas: direto e indireto.

– Sistema direto  

O próprio nome sugere: busca direta ao local de guarda do documento, sem o auxílio de índice ou quaisquer outros instrumentos de pesquisa.  

– Sistema indireto  

Sistema indireto é aquele em que, para se ter acesso aos documentos guardados, primeiro têm se de consultar um índice ou código.

GABARITO: LETRA B

COMPLEMENTANDO:

Sistema direto:

O próprio nome sugere: busca direta ao local de guarda do documento, sem o auxílio de índice ou quaisquer outros instrumentos de pesquisa.

Exs.: métodos alfabético e geográfico.

Sistema indireto:

Para recuperar o documento é necessário recorrer a um índice alfabético remissivo ou a um determinado código.

Ex.: métodos numéricos.

FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

Gente, essa nomenclatura "arquivo morto" é muita estranha! :/

Arquivo morto é uma nomenclatura que está em desuso, principalmente pelos arquivistas. Infelizmente, as bancas ainda cobram tal classificação arcaica. Se o arquivo possui documentos ainda utilizáveis, não é algo morto, gera uma ideia errônea de algo descartado.

Essa nomenclatura "Arquivo Morto" está em desuso, salvo engano desde 2019.

Todavia percebe-se que algumas bancas têm utilizado. Só nos resta "adotar" a depender da banca

que fará o concurso. #Pas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo