Em norma-padrão da língua portuguesa e em conformidade com o...
Leia a tira para responder à questão.
(Dik Browne. Hagar, o Horrível. Folha de S.Paulo, 27.09.2015)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C
O verbo ensinar é um VTDI, logo, quem ensina, ensina algo A alguém; o uso do lhe é utilizado para substituir objetos indiretos (a ele), não podendo o lhe iniciar frases (como na alternativa B).
GABARITO: C
Como já comentado, o verbo ENSINAR é VTDI, tendo isso em mente:
A) Eu ensinei ele a questionar a autoridade. Ele, pronome pessoal reto, é utilizado para substituir sujeito. No caso, está substituindo um objeto indireto, portanto deveria ser usado pronome pessoal oblíquo átono (OD: o, os, a, as; OI: me, te se, nos, vos, lhe). Uma forma correta seria: Eu ensinei-lhe a questionar a autoridade.
B) Lhe ensinei a questionar a autoridade. Pronome pessoal oblíquo átono não pode iniciar a oração, é uma das proibições da colocação pronominal. O correto seria: Ensinei-lhe a questionar a autoridade.
C) Eu ensinei-lhe que questionasse a autoridade.
D) Eu o ensinei que questionasse a autoridade. O, pronome átono, é utilizado para objetos diretos. Uma forma correta seria: Eu lhe ensinei que questionasse a autoridade.
E) Ensinei-o o questionamento da autoridade. Mesma explicação da alternativa D. Ensinei-lhe o questionamento da autoridade.
Por que o gabarito é a letra C? Quando há pronome pessoal (Eu), a próclise não é obrigatória?
"Eu LHE ensinei que questionasse a autoridade"?
Danilo, pronome reto não atrai pronome. A próclise não é obrigatória com pronome reto.
Não está errada a frase em próclise, mas ela também não é obrigatória. Nesse caso, pode tanto próclise como ênclise. Se não é proibido está correto.
Está correto tanto "Eu lhe ensinei" como "Eu ensinei-lhe"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo