Neonato a termo, no terceiro dia de vida, nasceu de parto va...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2774386 Medicina
Neonato a termo, no terceiro dia de vida, nasceu de parto vaginal em ambiente domiciliar, foi levado ao pronto-socorro por apresentar sangramento em moderada quantidade no coto umbilical. O bebê tem relato de mamar bem ao seio materno. Ao exame, encontrava-se com boa atividade e sinais vitais normais. Qual a hipótese diagnóstica mais adequada para esse caso?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para essa questão é: C - Doença hemorrágica do recém-nascido.

A questão aborda um tema importante na neonatologia: hemorragias em recém-nascidos. No cenário descrito, estamos lidando com um neonato a termo no terceiro dia de vida que foi levado ao pronto-socorro devido a um sangramento moderado no coto umbilical. O bebê nasceu de parto domiciliar e está amamentando bem, com boa atividade e sinais vitais normais.

Nesse contexto, a Doença hemorrágica do recém-nascido é a hipótese diagnóstica mais adequada. Esta condição é causada pela deficiência de vitamina K, que é crucial para a síntese de fatores de coagulação no fígado. Recém-nascidos, especialmente os que não receberam a profilaxia com vitamina K ao nascimento, estão em risco de desenvolver essa doença, geralmente entre o segundo e o quinto dia de vida. O sangramento do coto umbilical é um dos locais comuns de sangramento, além de sangramentos gastrintestinais e cutâneos.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Doença de Von Willebrand: Esta é uma doença hereditária que afeta a função plaquetária e a coagulação devido a uma deficiência ou disfunção do fator de Von Willebrand. Embora cause sangramentos, não é comum se manifestar de forma tão precoce no período neonatal.

B - Síndrome de Bernard-Soulier: Trata-se de uma rara desordem plaquetária hereditária que resulta em plaquetas anormalmente grandes e disfuncionais, levando a problemas de coagulação. Essa condição não se manifesta tipicamente tão cedo e não é a principal suspeita em um neonato sem história familiar ou outros achados clínicos.

D - Deficiência do fator XIII: A deficiência desse fator leva a problemas com a estabilização do coágulo sanguíneo. No entanto, este tipo de deficiência é muito raro e geralmente manifesta-se com hemorragias tardias, não tão precocemente quanto no terceiro dia de vida.

Assim, a Doença hemorrágica do recém-nascido é a melhor explicação para o quadro clínico apresentado na questão. É sempre importante lembrar da administração profilática de vitamina K ao nascimento para prevenir essa condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é: C) Doença hemorrágica do recém-nascido.

Justificativa: A doença hemorrágica do recém-nascido é caracterizada por um quadro de sangramentos, especialmente no coto umbilical, no período neonatal, que pode ocorrer devido à deficiência de vitamina K. O sangramento no coto umbilical é uma manifestação comum dessa condição, que geralmente se manifesta no primeiro ou segundo dia de vida, mas pode se estender até o terceiro dia, como no caso descrito. Essa doença ocorre devido à deficiência dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K (II, VII, IX, X).

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Doença de Von Willebrand
  • Embora a doença de Von Willebrand cause sangramentos, ela é mais frequentemente identificada por sangramentos nas mucosas (nariz, gengivas) ou em locais de trauma. Não é comum apresentar sangramento no coto umbilical no início da vida. Além disso, essa condição geralmente se manifesta mais tarde, após os primeiros dias de vida, e não especificamente no período neonatal.
  • B) Síndrome de Bernard-Soulier
  • A síndrome de Bernard-Soulier é uma doença plaquetária rara que causa sangramentos, mas não é tipicamente associada ao sangramento no coto umbilical logo no início da vida. Ela envolve uma deficiência na função plaquetária, e o quadro clínico também se apresenta com sangramentos em mucosas e hematomas.
  • D) Deficiência do fator XIII
  • A deficiência do fator XIII é uma condição rara de coagulopatia que pode levar a sangramentos, mas não é associada ao sangramento no coto umbilical de maneira tão precoce. Normalmente, o diagnóstico é feito em casos mais graves de sangramentos em diversos locais, incluindo articulações, mas não é a primeira hipótese em um neonato com sangramento limitado ao coto umbilical.

Pontos chave:

  • Sangramento no coto umbilical no recém-nascido é um sinal clássico de doença hemorrágica do recém-nascido devido à deficiência de vitamina K.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo