Um computador sofreu um ataque que inseriu um vírus que reg...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA
Não existe um Bootvirus, mas sim um vírus de boot que é um programa muito pequeno que se instala nas áreas iniciais do disco rígido, em que estão armazenadas informações vitais para o funcionamento do microcomputador: a organização física do disco rígido, além dos dados necessários ao sistema operacional DOS para controle e operação geral do equipamento.
B) CORRETA
O registro de pressionamento de teclas é o ato de gravar cada tecla digitada em um computador, geralmente sem a permissão ou o conhecimento do usuário. Um keylogger pode ser baseado no hardware ou software e tem utilidade como uma ferramenta pessoal ou profissional legítima de monitoramento de TI.
C) INCORRETA
Não existe um termo para vírus chamado “Pharming Scam", mas sim apenas um pharming, onde o cibercriminoso, que nesse golpe é chamado de pharmer, faz com que um usuário da internet acesse um site falso, em vez do legítimo que ele estava procurando. A página fraudulenta simula o layout dos sites verdadeiros, para conseguir capturar informações confidenciais da vítima.
D) INCORRETA
Denial of servisse ou DDOS, é um tipo de ataque cibernético que tenta indisponibilizar um website ou recurso de rede inundando-o com tráfego mal-intencionado e deixando-o incapaz de operar.
GABARITO DA BANCA: ALTERNATIVA B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(B)
keylogger é um tipo de malware que foi desenvolvido para infectar as máquinas a partir de gravações de sequências em um teclado.
Key >> teclado
( identifica sequência de teclado)
Screen >> tela
(Screenlogger é um software capaz de armazenar a posição do mouse e da tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado ou a região onde o ponteiro se encontra.)
obs:
Phishing é uma técnica que consiste em fisgar usuários através de 'mensagens com iscas', como links que direcionam o usuário para um site com conteúdo malicioso ou falsos formulários de entrada de dados.
Pharming está relacionado ao ato de enganar um usuário com técnicas de engenharia social para obter dados particulares. Pode-se citar, a título de exemplo, o ato do criminoso virtual criar e enviar ao usuário um site falso de uma instituição bancária para que a pessoa insira suas informações, acreditando que o site visitado se refere ao endereço virtual real da instituição.
Pelo que sei é que isso é um tipo de MALWARE e não vírus.
Enfim...
vacilo ein... é um malware, não vírus.
KEYLOGGER
↳ É um tipo de malware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.
Questões:
(CESPE/2018/ABIN) Por meio de um keylogger inserido em uma app maliciosa instalada no dispositivo móvel, é possível a captura das teclas digitadas pelo usuário quando da utilização de navegadores web. (CERTO)
(CESPE/2010/EMBASA) Keylogger é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é monitorar tudo o que for digitado, a fim de descobrir senhas de banco, números de cartão de crédito e afins. Alguns casos de phishing e determinados tipos de fraudes virtuais baseiam-se no uso de keylogger. (CERTO)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo