Considerando o processo de licenciamento ambiental, as norma...
Considerando o processo de licenciamento ambiental, as normas gerais de licitação e contratação de serviços e obras públicas e as disposições legais sobre parcerias público-privadas e sobre contratos de concessão de serviços públicos, julgue o próximo item.
O novo regime de licitações e contratações estabelecido pela Lei n.º 14.133/2021 contribui para a redução de prazos e burocracias.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CORRETÍSSIMO
Como a lei contribui para a redução de burocracias?
Preferência por contratações digitais
Retirada da sanção de suspensão prevista na Lei 8.666/1993
Novos critérios de julgamento, como maior desconto ou melhor técnica
Possibilidade de contratação direta, sujeita a valor limite e prazo de até um ano para casos emergenciais
Criação do sistema de dispensa eletrônica
Como a lei contribui para a redução de prazos?
Estabelece prazo de 3 dias úteis para apresentação de razões recursais
Estabelece prazo de 3 dias úteis para a autoridade reconsiderar o ato ou a decisão
Estabelece prazo de 10 dias úteis para a autoridade superior proferir decisão
Certo
O novo regime de licitações e contratações estabelecido pela Lei n.º 14.133/2021 contribui para a redução de prazos e burocracias.
Outra opinião. Não há nenhum artigo que se pode basear na Lei de Licitações.
O CEBRASPE, ultimamente, tem forçado um pouco essa linha tênue entre interpretação objetiva do conteúdo programático e "entendimentos derivados", os quais só se pode justificar subjetivamente. FGV faz muito isso. Fica difícil de acertar e difícil de recorrer.
Neste caso, por exemplo, ao mesmo tempo em que a lei nova prioriza métodos informatizados de contratação e reduz prazos de recursos, torna obrigatória a matriz de riscos para alguns casos, assim como o plano de contratações anual, enfim, como se faz esse "balanceamento" entre quesitos positivos e negativos, para saber se aumentou ou não a burocracia?
Art. 5º Na aplicação desta Lei, serão observados os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da probidade administrativa, da igualdade, do planejamento, da transparência, da eficácia, da segregação de funções, da motivação, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade, da CELERIDADE, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável, assim como as disposições do
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo