Considerando o processo de licenciamento ambiental, as norma...
Considerando o processo de licenciamento ambiental, as normas gerais de licitação e contratação de serviços e obras públicas e as disposições legais sobre parcerias público-privadas e sobre contratos de concessão de serviços públicos, julgue o próximo item.
Nos contratos de parcerias público-privadas, deve haver cláusula que preveja a repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As cláusulas dos contratos de parceria público-privada deverão prever a repartição de riscos entre as partes, inclusive nas situações em que caracterizado o fato do príncipe.
Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:
I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;
II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;
III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;
IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;
V – transparência dos procedimentos e das decisões;
VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;
VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.
gabarito c
Lei 11.079, de 30 de dezembro de 2004
Art. 5º As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no no que couber, devendo também prever:
III – a repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária;
Eu tinha dificuldade em lembrar dessa tal de álea econômica até ler um comentário de um colega aqui no site que fez uma relação, mais ou menos assim: "Álea significa aleatório e 'é uma frase atribuída por Suetónio a Júlio César, quando se preparava para atravessar o Rubicão. É usada quando se toma uma decisão enérgica e grave, geralmente irreversível, depois de se ter hesitado muito'"
Para quem aprende após relacionar com história, assim como eu, é uma bom macete.
Uma PPP é um acordo entre o setor público e o setor privado para desenvolver atividades em um determinado setor da sociedade. São comuns em áreas como educação, obras públicas, transporte e saneamento.
Repartição de riscos
A repartição de riscos é uma previsão antecipada de possíveis eventos que possam impactar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Esses eventos são alocados para a responsabilidade do contratante ou do contratado.
Princípios das PPPs
As PPPs devem ter especial atenção ao princípio da transparência em todos os aspectos do contrato. Também devem garantir a neutralidade administrativa, sempre com o objetivo de garantir a atenção aos interesses públicos.
PMAL/2025
SERTÃO!!!
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo