Os acidentes por animais peçonhentos na Amazônia são relativ...
O veneno das serpentes do gênero Crotalus (cascavel) apresenta três ações de importância clínica: atua como neurotoxina pós-sináptica, mediante ação central; apresenta miotoxidade sistêmica, predominantemente sobre fibras do tipo I e possui ação coagulante por meio da ativação plaquetária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é: Errado (E).
Os acidentes com animais peçonhentos, especialmente no contexto da Amazônia, são uma preocupação significativa devido à biodiversidade da região. Entre os animais peçonhentos, as serpentes do gênero Crotalus, conhecidas como cascavéis, são notórias por seu veneno potente.
Para entender por que a alternativa é "Errado", vamos analisar as ações do veneno de Crotalus:
- Neurotoxicidade: O veneno da cascavel possui componentes neurotóxicos, mas sua ação ocorre principalmente em nível periférico, afetando as terminações nervosas e a placa motora, não necessariamente por "ação central", como a questão sugere.
- Miotoxicidade: Esta é uma característica importante do veneno de cascavel. Ele causa danos às células musculares, resultando em degeneração das fibras musculares, principalmente as do tipo II, e não especificamente as fibras do tipo I, como mencionado erroneamente na questão.
- Ação coagulante: O veneno das cascavéis tem um efeito anticoagulante, que interfere na coagulação sanguínea, mas não por ativação plaquetária. A ação do veneno pode levar a distúrbios na coagulação, mas não por um mecanismo direto de ativação das plaquetas.
Portanto, a questão apresenta um erro na descrição das ações do veneno da cascavel, justificando a alternativa "Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo