No Texto I, o autor faz uso da repetição de orações como “N...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186922 Português
No Texto I, o autor faz uso da repetição de orações como “Não me desesperei. Não sou de me desesperar” (L. 11- 12); “Não me desesperei. Como já disse, não sou de me desesperar.”(L. 22-23); “Não me desesperei” (L. 41). Trata- se de um recurso
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém pode me explicar?
Boa pergunta, Flávia.

Eu também não tenho a mínima ideia de como isso pode ser um recurso sintático. 

Chapolin? 

Letra: A
A questão pode ser respondia somente por interpretação de texto, as explicações das outras alternativas não condizem com a situação do autor.

As 
figuras de construção ou figuras de sintaxe são assim chamadas por que apresentam algum tipo de modificação na estrutura da oração.

As figuras de construção vão apresentar uma “quebra” nessa sequência lógica, através da inversão dos elementos, da omissão de alguns ou da repetição deles. Esse recurso é bastante utilizado nos textos literários, na oralidade e também como recurso convincente em propagandas veiculadas nos meio de comunicação. Com isso, que o utiliza pretende imprimir um novo tom ao que se quer dizer.

Neste trecho do poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, a poetisa utilizou-se da repetição para compor seus versos:

  • “Ou se tem chuva e não se tem sol
  • Ou se tem sol e não se tem chuva.”

Ou seja, o recurso consiste em repetir as orações na íntegra ou com poucas modificações para dar ênfase à situação ou ideia a ser passada.

Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-construcao-ou-sintaticas/
Como o colega comentou, a questão poderia ser resolvida lendo o texto e entendendo o contexto. Contudo algumas informações ajudam para entender melhor:

1) RECURSOS MORFOLÓGICOS
 
       Os casos mais comuns de exploração expressiva de recursos morfológicos estão relacionados com o uso de determinados sufixos. E muito freqüênte o emprego dos sufixos aumentativos e diminutivos para exprimir conteúdos afetivos nem sempre relacionados com a dimensão física dos seres. É o caso de palavras como mulherão ou coitadinho, que fazem referência respectivamente à beleza e às características psicológicas dos seres designados.
 
2) RECURSO SINTÁTICO

        A Sintaxe é uma fonte inesgotável de recursos expressivos. Algumas formas de obter efeitos sutis de significação:
 
a) o assíndeto, ou coordenação de termos ou orações sem utilização de conectivo. Esse recurso costuma imprimir lentidão ao ritmo narrativo:
 
b) o polissíndeto, ou repetição do conectivo na coordenação de termos ou orações. Esse recurso costuma acelerar o ritmo narrativo
 
c) a inversão da ordem normal dos termos da oração ou da frase. O termo deslocado de sua posição normal recebe forte ênfase. A inversão não é privilégio da linguagem literária, ocorrendo no uso cotidiano da linguagem
                                        
 "Das minhas coisas cuido eu! Professor já não sou."
 
d) a repetição de termos ou de estruturas sintáticas (chamada esta última de anáfora). É um recurso de ênfase e coesão.
 
e) o anacoluto, ou ruptura da ordem lógica da frase. É um recurso muito utilizado nos diálogos, que procuram reproduzir na escrita a língua falada. Também permite a caracterização de estados de confusão mental
 
entre outros exemplos
 
3) RECURSOS SEMÂNTICOS
 
          A exploração dos significados das palavras gera duas figuras principais: a metáfora e a metonímia. A metáfora ocorre quando uma palavra passa a designar alguma coisa com a qual não mantém nenhuma relação objetiva. Na base de toda metáfora está um processo comparativo. 
 
Observe: Senti a seda do seu rosto em meus dedos. Seda, na frase acima, é uma metáfora. Por trás do uso dessa palavra para indicar uma pele extremamente agradável ao tato, há várias operações de comparação: a pele descrita é tão agradável ao tato quanto a seda; a pele descrita é uma verdadeira seda; a pele descrita pode ser chamada seda.
            A metonímia ocorre quando uma palavra é usada para designar alguma coisa com a qual mantém uma relação de proximidade ou posse

Grande abraço.

O que me quebrou foi ele dizer "recurso sintático"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo