As propriedades para investimento são mantidas pelo proprie...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra D
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 28, Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou ainda para venda no curso ordinário do negócio.
As propriedades para investimento são mantidas para obter rendas e/ou para valorização do capital, e por isso deve ser classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante.
bons estudos
Poderá ser classificada no ativo imobilizado, caso a propriedade seja mantida para uso na produção ou para fornecimento de bens ou serviços, ou, ainda, para finalidades administrativas. Conforme o CPC 27.
Os imóveis construído ou produzido para venda já sendo atividade da empresa - não são propriedade para investimento
Todo propriedade ocupada por empregados mesmo alugados por eles ou mantido para prestar serviço como alojamento - ativo imobilizado não circulante.
Já propriedade para obter renda e valorização - investimento , ativo não circulante.
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: NBC TSP 06 / Gilmar Possati - Estratégia
Mas, afinal qual a definição de Propriedade para Investimento?
Segundo a NBC TSP 06, propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas, e, não para:
a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
b) venda no curso normal das operações.
➤ Veja que propriedade para investimento é somente terreno ou edificação, ou ambos, para alugar ou simplesmente para valorizar. Logo, uma máquina ou qualquer outro ativo que não seja terreno ou edificação não pode ser considerado como uma propriedade para investimento.
➤ Veja que se a intenção da entidade é vender o terreno ou o edifício no curso normal dos negócios estamos diante de uma entidade imobiliária e, portanto, nesse caso não devemos classificar como investimento.
Exemplos (NBC TSP 06):
a) uma entidade do setor público pode ser criada para administrar a carteira de imóveis do governo com fins comerciais. Nesse caso, as propriedades mantidas pela entidade, com exceção das propriedades mantidas para revenda no curso normal das operações, satisfazem à definição de propriedade para investimento.
b) uma universidade pública ou um governo local podem possuir um edifício com o propósito de arrendá-lo, com fins comerciais, a terceiros a fim de gerar recursos, em vez de produzir ou fornecer bens e serviços. Essa propriedade também se enquadra na definição de propriedade para investimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo