Na frase “Há evidências destas propriedades in vitro”, prese...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993934 Português
Os benefícios do mel têm comprovação científica?


O mel, 25% mais doce que o açúcar de mesa, é essencialmente água (17-18%) e açúcar (75-80%, principalmente glicose e frutose).

Mas mais de 150 substâncias minoritárias foram identificados em sua composição — e são estes os responsáveis pela maioria das propriedades biológicas e saudáveis atribuídas a ele.

O teor de todos estes compostos varia em função das flores das quais o mel é proveniente (mel de castanha, mel de flor de laranjeira, etc.) e da região geográfica e da estação do ano.

É por isso que as flores servem como biomarcadores da identidade do mel.

Entre estes compostos minoritários, estão alguns minerais (sobretudo, potássio), vitaminas (principalmente, ácido fólico ou vitamina B₉ e vitamina C), polifenóis, aminoácidos, enzimas e proteínas, ácidos orgânicos (responsáveis por sua acidez), carotenoides e compostos voláteis (aromáticos, que também são usados para identificar a origem floral).

Muitos dos compostos minoritários, mas fundamentalmente os compostos fenólicos, são responsáveis pelas propriedades funcionais ou saudáveis do mel.

Há evidências destas propriedades in vitro (em laboratório) e/ou in vivo (com animais de laboratório e, em alguns casos, também em estudos clínicos com pessoas).

(Juana Fernández López - The Conversation / BBC News Brasil - 20/08/2022)
Na frase “Há evidências destas propriedades in vitro”, presente no último parágrafo do texto, a classe gramatical de “Há” é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - Verbo.

Analisando a frase “Há evidências destas propriedades in vitro”:

O termo “Há” é a forma conjugada do verbo haver na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Nesta frase, ele está sendo utilizado no sentido de existir, o que classifica “Há” como um verbo impessoal. Verbos impessoais são aqueles que não se referem a uma pessoa específica e são sempre conjugados na terceira pessoa do singular.

Justificativa das alternativas:

A - Artigo: Artigos são palavras que antecedem os substantivos para determinar ou indeterminar o seu sentido. Exemplos: o, a, um, uma. “Há” não é um artigo.

B - Advérbio: Advérbios modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio e indicam circunstâncias como tempo, modo, lugar, etc. Exemplos: rapidamente, aqui, ontem. “Há” não é um advérbio.

C - Verbo: Como explicado, “Há” é um verbo impessoal derivado do verbo haver, utilizado no sentido de existência. Portanto, essa é a alternativa correta.

D - Pronome: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham substantivos, indicando a pessoa do discurso. Exemplos: ele, ela, nós. “Há” não é um pronome.

E - Adjetivo: Adjetivos são palavras que qualificam ou caracterizam os substantivos. Exemplos: feliz, grande, azul. “Há” não é um adjetivo.

Dicas importantes:

Reconhecer verbos impessoais e suas funções é essencial para resolver questões de morfologia. Além disso, entender a diferença entre classes gramaticais como artigos, pronomes, advérbios e adjetivos ajuda a eliminar alternativas incorretas com mais segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Há, do VERBO haver!

C

Verbo

"pra não zerar" XD

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo