As espectrofotometrias de absorção e emissão atômica são as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PEFOCE
Q1235741 Química
As espectrofotometrias de absorção e emissão atômica são as técnicas mais empregadas na atualidade para a determinação de metais nos mais diversos tipos de amostras. Diferentes técnicas ou estratégias podem ser utilizadas para esse fim, conforme a quantidade de elementos de interesse ou dos objetivos da análise. Com relação a esse assunto, julgue o item
Em um espectrômetro de absorção atômica de chama é desnecessária a utilização de fonte de radiação, pois a chama já possui a função de atomizar e excitar os átomos de interesse.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Espectrometria de absorção atômica, também chamada de espectrofotometria de absorção atômica, é o método de análise usado para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de metais. O método consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em uma solução qualquer (embora possam ser usadas amostras sólidas), usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons. Os elétrons ao sofrerem um salto quântico depois de devidamente excitados por uma fonte de energia, que pode ser a chama de um gás e um comburente, como o acetileno a 3.000 graus Celsius, no caso da espectrometria de absorção atômica de chama, devolvem a energia recebida para o meio, voltando assim para a sua camada orbital de origem. Como comburente pode ser usado o ar-acetileno ou o óxido nitroso (NO).

A energia devolvida na forma de um fóton de luz, por sua vez, absorve a radiação ultravioleta emitida pela fonte específica (cátodo ôco) do elemento químico em questão. Dessa forma, elétrons que estão contidos na , e que sofrem também um salto quântico e que não pertencem ao mesmo elemento que constitui o cátodo ôco que está sendo usado no momento, não serão capazes de causar uma interferência, isso porque eles absorverão apenas radiação com comprimento de onda referente ao elemento químico do qual fazem parte.

Ou seja, apesar da chama excitar o material, é necessária uma fonte de luz (radiação ultravioleta) para medir e identificar o elemento químico.

Em um espectrômetro de absorção atômica de chama é necessária a utilização de fonte de radiação, pois a chama já possui a função de atomizar e excitar os átomos de interesse. 

É necessária a utilização de lâmpadas de cátodo oco (LCO), que é uma fonte de linhas, em espectrômetros de absorção atômica de chama. Nesses equipamentos, os átomos são excitados eletronicamente por meio da absorção da radiação oriunda da LCO e não por ação da chama.

Prof.: Diego Souza

Impossível kkkk fazer sem a fonte de radiação...

EMISSÃO ATÔMICA é desnecessário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo