Na cidade de São Paulo, diversos estudos vêm demonstrando a ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.
Alternativa D: aos padrões de uso e ocupação do solo, tais como a grande concentração de edifícios, a pavimentação das vias e a rarefação de árvores.
Essa alternativa está correta porque o fenômeno das "ilhas de calor" é diretamente relacionado aos padrões de uso e ocupação do solo em áreas urbanas. A concentração de edifícios e a pavimentação das vias aumentam a absorção de calor durante o dia, liberando esse calor durante a noite. A falta de árvores reduz a evapotranspiração, que é um processo que ajuda a resfriar o ambiente. Esses fatores combinados fazem com que as áreas urbanas fiquem significativamente mais quentes do que as áreas rurais próximas.
Alternativa A: às altas temperaturas e ao forte processo de evaporação encontrado nas áreas próximas de represas e mananciais que perderam a cobertura vegetal.
Essa alternativa está incorreta porque as "ilhas de calor" não são causadas diretamente pelas áreas próximas de represas e mananciais. Embora a perda de cobertura vegetal possa contribuir para o aumento das temperaturas locais, o fenômeno das ilhas de calor está mais associado às características urbanas, como a pavimentação e a densidade de construções.
Alternativa B: ao avanço de massas de ar úmido, vindas do oceano, as quais, ao atingirem a capital, provocam elevação de temperatura e nebulosidade.
Essa alternativa está incorreta porque o avanço de massas de ar úmido pode influenciar o clima urbano, mas não é a causa principal das ilhas de calor. As ilhas de calor resultam principalmente das modificações no uso do solo e da urbanização.
Alternativa C: à rápida expansão da mancha urbana, sobretudo nas áreas mais periféricas, onde há fortes adensamentos e menor intervenção do setor público.
Embora a expansão urbana possa contribuir para a formação de ilhas de calor, esta alternativa não menciona os principais fatores responsáveis por esse fenômeno, como a pavimentação e a concentração de edifícios, focando mais nas áreas periféricas e adensamento.
Alternativa E: a inúmeras variáveis, como a maior proximidade das baixadas fluviais, inexistência de vegetação arbórea e fraca circulação de ventos.
Esta alternativa menciona alguns fatores que podem contribuir para o aumento das temperaturas locais, mas não foca nas características urbanas específicas que causam as ilhas de calor, como a pavimentação e a densidade de construções.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ilhas de calor são um fenômeno antrópico caracterizado pelo aumento acentuado das temperaturas nas cidades. Esse processo ocorre principalmente nos grandes centros, cujas áreas principais são marcadas pelo grande adensamento urbano.
Ilhas de calor = centro urbano, mais gente, mais prédios, mais poluição, mais objetos refletores de calor.
Ilhas de calor: efeito criado pelo homem, aumento da temperatura média devido ao concreto, asfalto, cimento e poluição, e tbm por ter pouca quantidade de árvores.
O calor fica acumulado na cidade durante o dia.
Quando é noite, há o efeito inversão térmica: o sol vai embora e assim há perda de calor. O ar quente sobe e o ar frio desce (por isso o nome inversão). Dessa forma, o ar frio fica preso entre a cidade e o ar quente e nele fica "guardada" a poluição. Isso muda novamente com a volta do sol no dia seguinte.
Gab: D
@insta: comunicacao_verde_oliva
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo