Considerando-se o Decreto nº 2.745/1998, no que se refere ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os contratos deverão estabelecer, com clareza e precisão, os direitos, obrigações e responsabilidades das partes e conterão cláusulas específicas sobre:
n) estipulação assegurando à PETROBRÁS o direito de, mediante retenção de pagamentos, ressarcir-se de quantias que lhes sejam devidas pela firma contratada, quaisquer que sejam a natureza e origem desses débitos.
REGULAMENTO DO PROCESSO LICITATÓRIO SIMPLICADO DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRÁS
CAPÍTULO VII
CONTRATAÇÃO
7.1 - A execução de obras e serviços e a aquisição ou alienação de materiais, na PETROBRÁS, serão contratados com o concorrente classificado em primeiro lugar na licitação correspondente, ressalvados os casos de dispensa desta, estabelicidos neste Regulamento.
7.1.1 - Os contratos da PETROBRÁS reger-se-ão pelas normas de direito privado e pelo príncipio da autonomia da vontade, ressalvados os casos especiais, obecerão as minutas padronizadas, elaboradas com orientação do órgão jurídico e aprovados pela Diretoria.
7.1.2 - As minutas dos contratos e dos respectivos aditamentos serão previamente analisadas pelo órgão jurídico da PETROBRÁS, na forma do disposto nas normas operacionais internas.
7.1.3 - Os contratos deverão estabelecer, com clareza e precisão, os direitos, obrigações e responsabilidades das partes e conterão cláusulas específicas sobre:
a) a qualificação das partes;
b) o objeto e seus elementos característicos;
c) a forma de execução do objeto;
d) o preço, as condições de faturamento e de pagamento e, quando for o caso, os critérios de reajustamento;
e) os prazos de início, de conclusão, de entrega, de garantia e de recebimento do objeto do contrato, conforme o caso;
f) as responsabilidades das partes;
g) as fixem as quantidades e o valos da multa;
h) a forma de inspeção ou de fiscalização pela PETROBRÁS;
I) as condições referentes ao recebimento ao material, obra ou serviço;
j) as responsabilidades por tributos ou contribuições;
k) os casos de rescisão;
l) o valor de contrato e a origem dos recursos;
m) a forma de solução de conflitos, o foro do contrato e, quando necessário, a Lei aplicável;
N) estipulação assegurando à PETROBRÁS o direito de, mediante retenção de pagamentos, ressarcir-se de quantias que lhes sejam devidas pela firma contratada, quaisquer que sejam a natureza e origem desses débitos.
Portanto, a alternativa correta é: LETRA C.
Bons estudos!
7.1.1 os contratos da PETROBRAS reger-se-ão pelas normas de direito privado e pelo princípio da autonomia da vontade, ressalvados os casos especiais, obedecerão a minutas padronizadas, elaboradas com a orientação do órgão jurídico e aprovadas pela Diretoria.
b) são regidos predominantemente por normas de direito público que contemplam prerrogativas para a entidade, colocando-a em posição de prevalência em relação ao contratado. FALSO.
7.1.1 os contratos da PETROBRAS reger-se-ão pelas normas de direito privado e pelo princípio da autonomia da vontade, ressalvados os casos especiais, obedecerão a minutas padronizadas, elaboradas com a orientação do órgão jurídico e aprovadas pela Diretoria.
c) conterão cláusula específica assegurando à Petrobras o direito de, mediante retenção de pagamentos, ressarcir-se de quantias que lhe sejam devidas pelo contratado, quaisquer que sejam a natureza e origem dos débitos. CERTO.
7.1.3 Os contratos deverão estabelecer, com clareza e precisão, os direitos, obrigações e responsabilidades das partes e conterão clausúlas específicas sobre: n) estipulação assegurando à PETROBRAS o direito de, mediante retenção de pagamentos, ressarcir-se de quantias que lhes sejam devidas pela firma contratada, quaisquer que sejam a natureza e origem desses débitos.
7.2 Os contratos regidos por este Regulamento poderão ser alterados, mediante acordo entre as partes, principalmente nos seguintes casos: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos;
e) conterão cláusula resolutiva de pleno direito, sem penalidade ou indenização, a ser exercida pela Petrobras, dispensada a apreciação posterior dos órgãos de controle externo e de fiscalização. FALSA.
Notem que a questão é um decreto que rege a Petrobras no tocante às licitações, portanto, não estamos a falar diretamente da lei 8666/93. Algumas entidades da administração indireta com personalidade jurídica de direito privado (EP e SEM) possuem mecanismos próprios mais simplificados de licitação e compras, dado o ambiente na qual estão inseridas, tendo de competir, em tese, em pé de igualdade com outros entes de mercado; daí não ser razoável exigir que elas obedeçam estritamente os ditames da lei de licitações que rege os entes de direito público, pois trata-se de outra esfera de atuação. Ainda, as agências reguladoras possuem a modalidade licitatória consulta e valores diferenciados para licitar, o que segundo Bandeira de Mello é insconstitucional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo