Metáfora é uma figura de linguagem que consiste em uma compa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q203526 Português
Metáfora é uma figura de linguagem que consiste em uma comparação implícita (mental) de um elemento comum entre os dois termos comparados. Assinale em qual das opções abaixo ocorre metáfora:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B


O político por vocação é (COMO) um apaixonado pelo grande jardim para todos.


A Metáfora busca semelhança, características comuns entre seres numa relação comparativa usando o sentido figurado (o que não é o do dicionário).


Metáfora 

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos:

 

Aquele rapaz é um “gato”. –  A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato. Quer dizer que é encantador, fofinho, bonito, etc.

 

Ela me encarou e seu olhar era “pedra”. – A dureza e rigidez da pedra está sendo atribuída ao olhar. Podemos observar que a palavra pedra está sendo usada de forma figurativa e não no sentido literal da palavra.

 

Mais um exemplo para você fixar o que é uma metáfora:

 

Aquela menina é uma “flor”. – Subtende-se que a menina é meiga, bonita, cheirosa, delicada. Ou seja possui características de flor. Mas, sabemos que aqui o vocábulo “flor” não se refere ao órgão de reprodução de uma planta

1. Metáfora

É uma relação de semelhança entre a palavra e o que ela representa.

Exemplo: Século das Luzes. A expressão se refere ao Iluminismo do Século XVIII, movimento intelectual que valorizou a razão. Esta, por sua vez, é relacionada com a iluminação do conhecimento.

grande jardim para todos: cidade. metáfora para cidade

GABARITO: LETRA B

Metáfora:

Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.

Evanildo Bechara é uma fera da gramática.

Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.

fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.

Bechara?! Que fera!

O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo