Considerando os textos I e II sobre os dados clínicos e labo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3043735 Farmácia
Dados clínicos


Em uma Organização Militar de Saúde, um paciente E. M., 25 anos, masculino, procurou o farmacêutico para uma consulta, queixando-se de intensa disúria, polaciúria, corrimento uretral amarelado, febre e mal-estar. Indagado pelo farmacêutico, relatou relação sexual desprotegida há duas semanas com manifestação inicial dos sintomas três a quatro dias após esse evento.


O farmacêutico suspeitou de uma infecção sexualmente transmissível (IST) e chamou o médico da guarnição para discutir o caso. Médico e farmacêutico tiveram a mesma opinião sobre o caso e solicitaram exames laboratoriais: bacterioscopia ao Gram de secreção uretral e sorologia para triagem de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) como AIDS, sífilis e hepatites.


Após a liberação do resultado bacterioscópico, imediatamente após a consulta, prescreveu-se ceftriaxona 1 g (IM), azitromicina 1 g (VO) doses únicas e dipirona 1 g para analgesia (VO, 6/6h, se necessário), com melhora significativa do quadro clínico em 3 dias.



Dados laboratoriais


• Resultado do exame de Gram de secreção uretral: numerosos diplococos Gram-negativos intra- e extracelulares, não flagelados, com formato “reniforme”. Presença de numerosos polimorfonucleares em lâmina.


• Resultado da sorologia para DST: não reagente.




Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Relato de casos clínicos vivenciados na Atenção Farmacêutica. São João Del Rei (MG). 2023. 
Considerando os textos I e II sobre os dados clínicos e laboratoriais do paciente E. M., pode-se afirmar que seu quadro clínico é compatível com qual doença?
Alternativas