As análises coprológicas são úteis como ferramenta diagnósti...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3043741 Não definido
As análises coprológicas são úteis como ferramenta diagnóstica para subsidiar diagnósticos e a escolha correta de tratamentos para pacientes com suspeita de parasitoses intestinais. As orientações adequadas sobre prevenção e educação sanitária constituem ferramentas de sucesso para a diminuição do índice das doenças parasitárias na comunidade. Esse papel de educador sanitário deve ser responsabilidade de cada um dos profissionais de saúde, inclusive do farmacêutico.

ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.


Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.


PORQUE


II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas