Sobre as ideias presentes no texto, assinale a proposição ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vejamos o porquê.
a) Apesar de incorreta, a forma verbal “fadigar” já foi utilizada em outros tempos. NÃO. Aqui esta a falha, pois o texto não afirma em nenhum ponto que a forma verbal "fadigar" esteja errada. O ponto mais próximo disso, o texto atinge ao afirmar que esta forma é "semi culta" (talvez até uma inexatidão, mas não erro).
b) É possível entender as diferentes acepções da palavra fadiga de acordo com seu emprego. SIM. è o que se depreende dos paragrafos 4, 5 e 6.
c) Não é de hoje que se associa a paciência a algo que desborda. SIM. Ideia apresentada no primeiro paragrafo ao indicar que: E "fatigare" significava primitivamente "cansar, enfastiar, entediar", sempre pelo excesso de algo - em bom português, "encher o saco" (vem de longe essa metáfora da paciência como um recipiente que se enche até transbordar).
d) Os verbos “fadigar” e “fatigar” geram uma situação difícil quanto a sua classificação, pois não podem ser considerados homônimos. SIM. Tal situação esta posta no paragráfo 6º (penúltimo) ao indiar que esta divergência na forma de uso dos veros em questão "(...) que cria um curioso dilema etimológico: teríamos dois verbos homônimos (e não duas acepções do mesmo verbo) com o mesmo étimo, o que contraria a própria definição de homonímia."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo