Analisando o primeiro parágrafo do texto, indique a alterna...
Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente, um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
- Siga-me! - Foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal-iluminado, e ele - a uma distância de uns dez a doze passos - entrou também.
Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.
Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou - porém - quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este".
O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois virou-se para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.
Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
- Julieta! Ó Julieta... consegui.
A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.
Stanislaw Ponte Preta, Primo Altamirando e elas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. pp. 197-199.
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Para resolver esta questão, é importante compreender que ela envolve a interpretação de texto, especificamente, a identificação de elementos que contribuem para criar um clima de suspense. O texto apresenta uma narrativa que, em seu início, tenta estabelecer uma atmosfera de mistério e tensão.
Vamos analisar cada alternativa:
A - “Imediatamente, um sujeito mal-encarado [...]”
O segmento destacado contribui para o suspense ao descrever um personagem com aparência suspeita. A expressão "mal-encarado" evoca desconfiança e intriga, aumentando a tensão.
B - “Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada [...]”
Essa descrição do personagem ressalta a intenção de ocultar a identidade, elemento clássico em histórias de suspense, onde a ocultação e o mistério são fundamentais.
C - “[...] caminhando pelos cantos escuros [...]”
O uso da palavra "escuros" sugere um ambiente de insegurança e mistério, reforçando a atmosfera de suspense descrita no parágrafo.
D - “[...] que se encontrava no café em frente [...]”
Este segmento não contribui para criar suspense. A expressão "em frente" é neutra e apenas localiza o sujeito no espaço, sem adicionar elementos de tensão ou mistério. Por isso, é a alternativa correta.
E - “No local combinado, parou e fez o sinal [...]”
A menção a um "sinal" sugere um código secreto ou uma comunicação clandestina, ambos elementos que aumentam o suspense e o mistério na narrativa.
Portanto, a alternativa correta é a D, pois é o único segmento que não intensifica o clima de suspense desejado pelo autor.
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Comentários
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Gabarito D.
Gabarito: D.
A informação de que se trata do café "em frente" não contribui para o suspense do texto.
Os demais termos possuem, na narrativa, esse contexto de mistério.
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