Apontando a eficácia da auriculoterapia em seu estudo, Kure...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3079570 Psicologia

Apontando a eficácia da auriculoterapia em seu estudo, Kurebayashi et al (2012) relata que tal prática vem se mostrando bastante apropriada para o tratamento de diferentes doenças. Mostrou-se similar em eficácia, quando comparada ao efeito do Midazolam para ansiedade, por exemplo. Nesses casos, segundo Nogier (1998), poderia ser aplicado os seguintes pontos como indicativos de tratamento: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Shen-men e ponto-guia cerebral.

Tema central da questão:

A questão aborda a eficácia da auriculoterapia, uma prática integrativa e complementar de saúde que utiliza pontos específicos na orelha para tratamento de diversas condições, incluindo ansiedade. A questão faz referência a um estudo que compara a eficácia da auriculoterapia ao uso de Midazolam, um medicamento ansiolítico, evidenciando sua relevância e potencial terapêutico.

Resumo teórico:

A auriculoterapia baseia-se nos princípios da acupuntura e medicina tradicional chinesa, onde a orelha é vista como um microsistema que reflete a saúde do corpo humano. Cada ponto na orelha está relacionado a uma parte do corpo ou a uma função específica. Dois dos pontos frequentemente citados em tratamentos de ansiedade são o Shen-men, conhecido por induzir calma e relaxamento, e o ponto-guia cerebral, que auxilia na redução do estresse e tensão mental.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa E é a correta porque combina o Shen-men e o ponto-guia cerebral, ambos reconhecidos na prática de auriculoterapia como eficazes no tratamento de condições de ansiedade. O Shen-men é frequentemente utilizado para promover tranquilidade e reduzir estresse, enquanto o ponto-guia cerebral ajuda no alívio de tensões psicológicas.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Shen-men e ponto-guia medular: Embora Shen-men seja adequado, o ponto-guia medular não é considerado relevante no tratamento de ansiedade.
  • B - Ponto-guia cerebral e Ponto-guia de Darwin: O ponto-guia de Darwin não possui relação comprovada com o tratamento de ansiedade.
  • C - Ponto-guia de Darwin e Ponto-guia zero: Nenhum dos dois pontos é comumente utilizado para ansiedade.
  • D - Shen-men e ponto-guia de Darwin: Apesar de Shen-men ser adequado, o ponto-guia de Darwin não é relevante para ansiedade.

Estratégias para interpretação:

Ao lidar com questões desse tipo, é importante focar nos elementos do enunciado que destacam a eficácia de práticas específicas para condições clínicas específicas, como a ansiedade. Identificar e lembrar os pontos usados na auriculoterapia e suas indicações ajuda a eliminar alternativas menos prováveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo