Dentre as palavras abaixo, a única na qual o encontro conson...
TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 A 10
Lixo doméstico, problema global
O lixo que produzimos ameaça o meio ambiente e a saúde do planeta. Saiba como se tornar mais sustentável e reduzir a produção de resíduos no dia a dia
Nos últimos 30 anos, a geração de resíduos nas cidades aumentou três vezes mais do que a população urbana. Atualmente, produzimos 1,4 bilhões de toneladas por ano, o que significa que cada um dos sete bilhões de habitantes do planeta é responsável por produzir mais de um quilo de lixo por dia. Isso gera um gasto médio de 25% do orçamento dos municípios com gestão de resíduos sólidos e faz do lixo um dos grandes desafios para a sustentabilidade global.
Segundo dados do Panorama de Resíduos Sólidos 2017 da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), mesmo com todos os esforços de governos e iniciativa privada em 2017, das 214.868 de toneladas/dia de resíduos gerados, 196.050 toneladas não foram coletadas, ou seja, não tiveram o destino correto e provavelmente foram parar na rede pluvial, nos rios e nos mares.
Além de prejudicar inúmeros biomas, o lixo marinho afeta a pesca e o turismo, trazendo prejuízos financeiros, e se estende para além dos territórios dos países produtores, espalhando-se por todos os oceanos. De acordo com a ISWA (International Solid Waste Association), é possível detectar partículas plásticas até em águas praticamente intocadas pelo ser humano. Ilha de Lixo do Pacífico.
Grande parte do lixo nos mares se acumula em forma de ilhas de plástico, depósitos de resíduos que se movimentam em blocos de acordo com as correntes marítimas e acabam “ancorando” em determinadas regiões. O maior desses depósitos de lixo oceânico é conhecido como Ilha de Lixo do Pacífico ou Grande Mancha de Lixo do Pacífico, tem 1,6 milhão de metros quadrados e quase 80 mil toneladas de plástico.
Recentemente, declarou-se guerra ao canudinho plástico, apontado como grande vilão da poluição das águas. De fato, é assustador pensar que 500 milhões de canudos plásticos são utilizados por dia somente nos Estados Unidos considerando que cada um leva até 200 anos para se decompor. No entanto, os canudos representam somente 4% do lixo marinho. O grande volume é de redes e equipamentos de pesca abandonados, que correspondem a 46% dos resíduos plásticos largados no mar. O restante é distribuído em outros itens plásticos, como copos e utensílios descartáveis, brinquedos, sacolas e embalagens.
[...]
Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/falando-de-sustentabilidade/noticia/2019/01/07/lixo-domestico-problema-global.ghtml
Dentre as palavras abaixo, a única na qual o encontro consonantal se dá em sílabas diferentes é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão
A questão aborda o conceito de encontro consonantal, que ocorre quando duas consoantes aparecem lado a lado em uma palavra. Esse conhecimento é parte da Fonologia, a área da Língua Portuguesa que estuda os sons da fala. Para resolver a questão, é essencial distinguir entre dois tipos de encontros consonantais: o consonantal próprio (na mesma sílaba) e o consonantal impróprio (em sílabas diferentes).
Alternativa Correta: Parte (Alternativa C)
A palavra "Parte" apresenta um encontro consonantal que ocorre em sílabas diferentes. A divisão silábica da palavra é par-te, onde as consoantes "r" e "t" pertencem a sílabas distintas. Portanto, o encontro consonantal é impróprio.
Análise das Alternativas Incorretas
A - "Problema": A divisão silábica é pro-ble-ma. O encontro consonantal "bl" ocorre na mesma sílaba, caracterizando um encontro consonantal próprio.
B - "Pública": A divisão é pú-bli-ca. Aqui, o encontro "bl" também se encontra na mesma sílaba, sendo um encontro consonantal próprio.
D - "Metros": A divisão é me-tros. O encontro "tr" permanece na mesma sílaba, confirmando um encontro consonantal próprio.
Por essas razões, a única alternativa correta é a C - Parte, pois é a única com um encontro consonantal em sílabas diferentes.
Estratégias para Resolução
Para resolver questões de encontro consonantal, identifique cada consoante em palavras e faça a divisão silábica. Encontros consonantais impróprios separam consoantes em sílabas distintas, enquanto os próprios as mantêm unidas. Pratique com palavras variadas para se familiarizar com esses conceitos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo